Pandora Hearts: mais um mangá em que a negociação durou anos

Às vezes os japoneses não colaboram…

Agora em abril, completam-se dois anos do início da publicação de Pandora Hearts no Brasil pela editora Panini e para comemorar a data viemos relembrar uma curiosidade a respeito da publicação deste título em terras brasileiras.

O mangá de Jun Mochizuki sempre foi muito famoso e pedido em nosso país, mas durante anos os fãs ficavam se questionando o porquê de nenhuma editora licenciar o mangá. Pois bem, há uma resposta para isso. O motivo da demora para o mangá sair no Brasil atende pelo nome de Japão ou antes Square Enix.

Segundo Beth Kodama em uma entrevista para o site Jbox (Vídeo abaixo), a Panini mandou uma proposta para licenciar o mangá em 2012, na época em que a empresa começou a publicar Black Butler. A editora não obteve resposta durante anos.

Beth Kodama explicou que o processo de licenciamento de uma obra é bem complexo e variável e uma editora japonesa pode levar até anos para analisar e aceitar uma proposta de uma empresa brasileira. Muitas vezes, pode até mesmo haver recusar e não há nada que a editora brasileira possa fazer.

O caso de Pandora Hearts foi um desses que demorou demais. Entre a intenção inicial da editora em publicar o mangá e o efetivo lançamento a demora foi de quatro anos. Em outras palavras, se os japoneses tivessem sido mais rápidos já poderíamos estar com a obra completa por aqui ou pelo menos em vias de conclusão.

Pandora Hearts está sendo publicado bimestralmente pela editora Panini e agora em abril ela publicará o volume 13. O mangá foi concluído em 24 volumes no Japão.

SinopseA Cerimônia de Maioridade de Oz Vessalius acaba se tornando um verdadeiro caos quando o garoto é acusado de um crime do qual nada sabe. Agora, ele terá de enfrentar terrores inimagináveis e se envolver numa guerra pelo poder… As engrenagens do destino começam a rodar…

***

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

1 Comment

  • Castro9

    É complicado quando eles não tem interesse, quem acaba pagando com isso somos nós

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading