Informação foi passada por um editor da Panini
No último dia 07 de dezembro, a editora Panini divulgou que relançaria o mangá Dragon Ball, de Akira Toriyama. A informação foi passada na palestra da empresa na Comic Con Experience, estando presentes, dentre outros, os editores Beth Kodama e Levi Trindade.
Beth falou que lançariam o kanzenban (a edição definitiva) e no slide do evento aparece Dragon Ball Ultimate, que é apenas uma versão do kanzenban. Porém, Levi Trindade interrompe a fala e comenta com pompa que a edição será FULLCOLOR, coisa que nem Beth sabia (clique aqui para ver o vídeo por você mesmo).
https://blogbbm.com/wp-content/uploads/2018/12/20181207_202219-e1544221418801.jpg?w=1086
FULLCOLOR, como o nome sugere, quer dizer que a obra seria totalmente colorida, e o termo só costuma ser usado quando uma obra possui todas as suas páginas coloridas. Isso levantou diversas questões sobre necessidade dessa versão e o preço elevado que o mangá teria já que a obra viria em formato deluxe. Agora, porém, o mesmo editor retificou a informação.
Em entrevista para o canal Mangá Tube, Levi Trindade informou que nas páginas coloridas, o mangá será colorido, terá todas as cores. Ou seja, vai ter páginas e mais páginas em preto e branco, mas as coloridas não terão apenas aquele tom vermelho e branco, como vemos em algumas páginas do Kanzenban de Cavaleiros do Zodíaco, por exemplo. Perguntado se a edição brasileira seria então parecida com a lançada pela Conrad muitos anos atrás, Levi disse que seria mais parecido com a versão que estava saindo recentemente em outros países.
Em outras palavras, o editor passara uma informação incorreta, replicada por todos os veículos da mídia, inclusive sites grandes, e somente uma semana depois a empresa esclarece a verdade. O anúncio inteiro foi meio estranho, com poucas informações, e na ocasião escrevemos na notícia que a única coisa concreta era que o mangá seria fullcolor. Nem isso era concreto.
Na entrevista, cujo vídeo você vê acima, Levi ainda disse que gostaria de lançar o mangá em uma versão 3 em 1 para acabar a publicação logo, mas isso ainda não foi definido em contrato e o editor disse que não sabe se irão conseguir. O editor ainda confirmou que a obra virá em um acabamento deluxe e que custará caro, mas que não chegará a ser cem reais, ficando na média do mercado de outras publicações do tipo. O mangá deve começar a chegar no segundo semestre de 2019.
[E tem informação nova: Dragon Ball será relançado em CAPA DURA (Saiba mais clicando aqui)]
Originalmente Dragon Ball foi concluído no Japão em 42 volumes, mas ganhou outras reedições por lá. No Brasil o mangá foi lançado originalmente no final do ano 2000 pela editora Conrad, sendo concluído em um total de 83 edições. Posteriormente, a Conrad relançou Dragon Ball seguindo a edição Kanzenban, que reduziria os 42 volumes originais para apenas 34, porém essa edição não chegou a ser concluída. Entre 2012 e 2015, a Panini relançou o mangá dessa vez seguindo o número de volumes originais (42), e lançando a obra até o final. Agora será a quarta publicação do mangá no Brasil, empatando com Cavaleiros do Zodíaco. Ambas as obras, só perdem para Lobo Solitário em número de relançamentos.
Panini sendo Panini, nenhuma novidade.
Sera que o preço vai ser menor que Cavaleiros da JBC?
Conhecendo a Panini, eu diria que não. Mas a gente tem que esperar mais informações para saber se é válida a comparação.
Fico bem mais aliviado em não ser a Edição Fullcolor.
Tenho os meio-tankos da Conrad e esperava uma edição definitiva parecida com a que a Conrad não concluiu (e que não cheguei a comprar também). Quando a Panini relançou esperava algo na mesma qualidade da anterior, mas não veio e desisti. Espero que seja finalmente a hora de eu ter a Edição Definitiva de DB na coleção!
[…] Depois de desmentir que o relançamento de Dragon Ball seria totalmente colorido, a editora Panini divulgou na manhã desta segunda-feira, dia 17 de dezembro de 2018, que o relançamento será em capa dura, tornando-se assim o primeiro mangá da editora a possuir esse elemento. […]
Parece aquela história do “Kanzenban que não é Kanzenban”, só que agora com páginas coloridas.
De resto quero só ver o mesmo povo que reclama do Kanzenban de CdZ ficar calado quando lançarem esse de DB. Aliás, eu nunca sei se a birra do pessoal é com CdZ ou com a JBC (talvez seja mesmo com os dois juntos).
Essa eh a versão fullcolor gringa. Ela existe por lá!
https://www.amazon.com/Dragon-Ball-Full-Color-Freeza/dp/1421585715/ref=mp_s_a_1_2?ie=UTF8&qid=1545047576&sr=8-2&pi=AC_SX236_SY340_QL65&keywords=dragon+ball+color&dpPl=1&dpID=611w9icVfyL&ref=plSrch
Que confusão! Mas ainda bem que não vai ser fullcolor, pois o bolso agradece e também não me apetece muito, gosto do mangá em preto e branco mesmo.
Não tenho nada contra mangá com cor, mas odeio quando é feito uma colorização posterior. Fica a coisa mais esquisita do mundo. Nesse caso prefiro preto e branco também.
[…] o site Biblioteca Brasileira de Mangás, assim que apareceu o Powerpoint o editor Levi Trindade confirmou que seria a edição Fullcolor, […]