Evento NewPOP Day é adiado devido ao Covid-19

Saiba mais

Na manhã desta segunda-feira, 16 de março de 2020, a editora NewPOP divulgou, por meio de suas redes sociais, que seu evento, o NewPOP Day, será adiado devido ao novo coronavírus (Covid-19). O evento iria acontecer no dia 29 de março, mas seguindo as orientação do Ministério da Saúde, a empresa decidiu postergá-lo.

A NewPOP informa que assim que for possível pretende das novas informações e pede para que os leitores cuidem da saúde e sigam as orientações para a não propagação do vírus. Vejam o comunicado na íntegra:

Queridos leitores e amigos, por conta do aumento do perigo do Covid-19 e seguindo as medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde, a NewPOP Editora decidiu adiar o evento NewPOP Day para os próximos meses, assim priorizando a saúde e bem-estar de todos.

Assim que possível, voltaremos com mais informações sobre o nosso evento! Esperamos que tudo seja resolvido da melhor forma possível o quanto antes, e pedimos aos nossos leitores que se cuidem e sigam todas as medidas preventivas. Fiquem bem!

NewPOP Day é o evento da editora de encontro com os consumidores e já aconteceu em três oportunidades. O primeiro NewPOP Day aconteceu no dia 28 de novembro de 2015 e na ocasião a empresa realizou uma enorme bateria de anúncios, dos quais Log Horizon foi o grande destaque. O evento se repetiu em 2017, no dia 21 de janeiro, para as comemorações dos dez anos da editora. Os destaques foram os anúncios de A Voz do Silêncio e GTO.

Por fim, o terceiro NewPOP Day ocorreu no dia 18 de março de 2018 e os anúncios não foram tão impactantes quanto nos anos anteriores, com o volume único Ela e o Seu Gato, adaptação de uma obra de Makoto Shinkai, com o título mais relevante. Para 2020, Junior Fonseca, dono da editora, tem prometido, por meio de sua conta pessoal no Twitter, anúncios de peso.


Coronavírus e seu impacto


Desde que o contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19) começou a se espalhar pelo mundo, a indústria da cultura pop japonesa logo foi afetada com cancelamento ou adiamentos de eventos e outras coisas. No próprio Japão, o Anime Japan foi logo cancelado e o Comiket 98 tem grandes chances de ser adiado ou cancelado também. A segunda temporada da adaptação em anime de Re:Zero foi postergada para julho pelo mesmo motivo e assim por diante.

Na Europa diversos eventos foram igualmente cancelados ou adiados, a Feira do Livro de Paris (França), a Feira do Livro de Leipzig (Alemanha), o Romics (Itália), O PolyManga (Suíça), entre diversos que aconteceriam por agora outros foram afetados. Inclusive, vários artistas de mangás estavam previstos para aparecer nesses locais, mas dado o cancelamento, a vinda deles acabou suspensa.

Os mercados de mangás também não passaram impunes. Na Itália, onde a situação de saúde pública está caótica e a quarentena foi decretada, duas das principais editoras de mangás, Star Comics e J-POP suspenderam todas as suas publicações previstas para essa segunda metade de março. Já a Panini manteve apenas os títulos que iam para bancas de jornais.

Em outros países, a situação vai pelo mesmo caminho. Na Espanha, onde o ritmo de contágio também vem aumentando dia após dias, a editora Milk Way já anunciou a paralisação de suas atividades por ora, adiando seus lançamentos pelo menos até o final de março. A Norma, uma das maiores editoras do país, também decidiu parar suas atividades.

Na Argentina, por sua vez, nenhuma editora ainda paralisou suas atividades, mas o público otaku já foi afetado pela epidemia. O filme My Hero Academia Heroes Rising estava previsto para ser lançado nos cinemas argentinos no dia 20 de março, porém a estreia acabou cancelada, pois todos os cinemas deverão permanecer fechados no país pelo menos até o dia 31 de março, como medida preventiva ao coronavírus.

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s