“Haikyu!!” é apenas o 7º mangá inédito a ser lançado no Brasil quando já tinha mais de 40 volumes no Japão.

Um fato raro

O anúncio de Haikyu!!, realizado pela editora JBC nesta sexta-feira, 05 de fevereiro de 2021, faz o mangá ser apenas o sétimo título inédito a ser anunciado no Brasil depois de já ter mais de 40 volumes no Japão. Haikyu!! possui 45 volumes no total.

Existem vários mangás (Fairy Tail, Naruto, Bleach e muitos outros) que foram concluídos com um número de tomos bem maior, mas quando eles fizeram a sua estreia no Brasil, eles tinham menos de quarenta volumes. Então são bem poucos os mangás inéditos (ou seja, sem considerar republicações) a serem lançados no Brasil depois de terem mais de quarenta volumes no Japão.

A seguir listamos os títulos anteriores a Haikyu!! e você verá que muitos deles têm “interrogações” que precisam ser exploradas, mostrando que é mais raro ainda a publicação de obras como o famoso mangá de vôlei:

Dragon Ball (2000): Dragon Ball foi lançado no Brasil pela primeira vez quando já tinha sido concluído no Japão em 42 volumes. A primeira publicação brasileira aconteceu pela Conrad a partir do ano 2000 e a publicação na época dividiu a obra em 83 números.

A Conrad ainda fez um subdivisão em Dragon Ball e Dragon Ball Z (por causa do anime que fazia sucesso na época), mas manteve na capa a numeração total.

Futari H (2009): Futari H começou a ser lançado no Brasil pela JBC quando já tinha 41 volumes no oriente. Para complicar, a editora decidiu dividir cada volumes japonês em dois por aqui. Saíram 42 números (equivalente ao volume 21 do original) e depois parou de ser publicado.

Futari H acabou sendo descontinuado em quase todos os países do ocidente e só resiste na Alemanha. O mangá ainda permanece em publicação no Japão e agora já conta com 82 volumes.

-Golgo 13 (2010): No ano de 2010, a editora JBC trouxe para o Brasil um verdadeiro clássico dos mangás, Golgo 13, de Takao Saito. Na época, o mangá já esbanjava seus 154 VOLUMES, sendo um dos mais longevos títulos. Mas existe um porém nisso tudo: a editora trouxe apenas uma coletânea de 3 volumes.

Apesar desse “porém”, Golgo 13 é, até hoje, o mangá com mais volumes no Japão a ser anunciado no Brasil. Golgo 13 ainda está em publicação no Japão, atualmente com 199 volumes.

-Tutor Hitman Reborn (2013): Reborn começou a ser publicado no Brasil em fevereiro de 2013, às vésperas do volume 42 (último) ser lançado no Japão. O mangá saiu por inteiro pela editora Panini, sendo concluído no início de 2017.

-Pokémon Special (2014): Em 2014, a editora Panini começou a publicar o mangá Pokémon Special (ou Pokémon Adventures). Na ocasião em que o mangá começou a ser lançado no Brasil, a obra já tinha 51 volumes no Japão.

Entretanto, existe um “porém”: a editora publica a obra por fases, isto é: considerando que cada jogo (as fases do mangá são referentes aos jogos da franquia Pokémon) é um mangá diferente. Ela começou com Black & White. Depois foi para RGB, Yellow e assim por diante, reiniciando a numeração a cada nova fase.

-Jojo’s Bizarre Adventure (2018): Em 2018, a editora Panini começou a publicar o mangá Jojo’s Bizarre Adventure no Brasil e, na época, a obra já tinha mais de 100 volumes no Japão. Assim como no caso de Pokémon, a editora lançou a obra por fases, mas com um adicional: a edição brasileira seria baseada na versão bunko japonesa que reduziria o números de volumes.

Novamente assim como no caso de Pokémon, apesar de Jojo’s Bizarre Adventure ser uma série própria e única, ele pode ser dividido em fases. A Panini licenciou inicialmente as três primeiras fases da série e posteriormente a quarta.


Foram apenas esses seis mangás que antecederam Haikyu!!. O motivo de ter tão poucas obras assim é bem claro, quando mais longa for a obra, mais popular ela precisa ser para sustentar a publicação por inteira.

Em resumo: 

  • Tivemos um mangá que só foi publicado uma coletânea (Golgo 13)
  • Tivemos dois mangás publicados por fases (Pokémon e Jojo’s Bizarre Adventure)
  • Tivemos um que foi cancelado (Futari H)
  • Apenas dois foram publicados na íntegra (Dragon Ball e Tutor Hitman Reborn).

Os fãs de Haikyu!!, obviamente, querem que daqui a alguns anos, ele se junte a Dragon Ball e Reborn e seja concluído sem percalços. A edição brasileira compilará os 45 volumes em 23.

3 Comments

  • ringoroadonceagain

    Kyon já tinha uns 20 posts de Haikyuu na manga, se não anunciassem ia ser foda kkkkkkk

    Com apenas 23 volumes, o puta sucesso do anime, e o fato de estar nas mãos da JBC, eu duvido muito que seja cancelado. Futari H foi uma anormalidade kkkkkk

    • Além do post de anúncio, temos seis. Três já foram, os outros três saem neste sábado.

      (Mas não tinha como não ser “Haikyu!!” depois de tantas dicas^^.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: