Mangá Aberto: “Professor Yukimura & Kei”

Veja como está o mangá

Mangá Aberto é uma nova coluna de resenhas aqui do blog em que mostraremos a edição física de um mangá, geralmente um lançamento. O nome advém de um antigo blog em língua espanhola que fazia exatamente isso^^.

A ideia é apresentar aos leitores exclusivos do blog o que já fazemos em nossas redes sociais, mostrar fotos do mangá acrescentando alguns detalhes sobre as obras e opiniões. A postagem de hoje será sobre Professor Yukimura & Kei, mangá lançado em dezembro de 2022 pela editora NewPOP.


DETALHES SOBRE A OBRA


Professor Yukimura & Kei é um mangá de autoria de Natsuki Kizu (mais conhecida por Given) e teve seus capítulos publicados no Japão entre abril e dezembro de 2012 na revista Be x Boy Gold, da editora Libre. O volume foi publicado no Japão em janeiro de 2013. A obra, na verdade, é composta por duas historinhas, “Professor Yukimura & Kei” e “Figo Estrangulador”.

No Brasil, o mangá foi anunciado pela editora NewPOP no dia 29 de janeiro de 2022 e foi publicado em dezembro do mesmo ano.


FORMATO DA EDIÇÃO BRASILEIRA


A edição brasileira veio no formato 12,8 x 18,2 cm. Esse é o um tamanho pequeno parecido com Given e outros mangás da NewPOP. Esse formato, entretanto, é maior do que alguns títulos como As Flores do Mal, Devil Ecstasy e Uma Vida Imortal. Obviamente, é menor do que os mangás em formato padrão da Panini e da JBC.

O mangá possui um acabamento básico, mas um pouco melhorado tendo capa cartão com sobrecapa. Já o papel usado no miolo é o offset 90g. Para quem não conhece, esse é o nome pelo qual comumente chama-se o papel branco usado na maioria dos mangás da editora (é aquele papel comum que se usa em cadernos e em alguns livros).

Ao todo, o mangá possui 162 páginas, das quais duas delas são coloridas, as duas primeiras. O papel usado nas coloridas é o couchê (um papel mais brilhoso e liso, com um toque que “parece plástico”.


SOBRECAPA, QUARTA-CAPA E LOMBADA


A sobrecapa da edição brasileira segue a mesma ilustração da versão japonesa, mas sendo mais limpa e com um texto mais conciso. Gostei da disposição do título, do nome da autora, achei que ficou bem bom.

A quarta-capa (a parte de trás do mangá) também ficou muito bem feita com todos os elementos bem colocados e a sinopse em destaque no meio. Achei que ficou muito bonita mesmo. Já a lombada ficou “ok”. Nem bonita, nem feia.

Importante lembrar que Professor Yukimura & Kei foi lançado com sobrecapa, então todas as imagens que mostramos são da sobrecapa. Se você nunca viu um mangá com uma, saiba que se trata de um item removível que fica logo acima da capa.

Na orelha sobrecapa desse mangá temos informações sobre a autora, com o detalhe de que se trata da primeira obra lançada por ela. Na outra orelha temos apenas uma imagem simples sem nada.

As capas em si possuem informações sobre os personagens que aparecem no mangá. Na capa tem os personagens de “Professor Yukimura & Kei” e na quarta-capa tem os personagens de “Figo Estrangulador”.


CAPAS INTERNAS


As capas internas são brancas, sem nenhum desenho, inscrição ou pintura. Particularmente gosto assim, pois se não tem nada para colocar, melhor não colocar nada. Muitas vezes pegamos mangás da NewPOP em que não tinha nada nas capas internas e mesmo assim a editora coloria sem nenhum motivo aparente.

 


OUTROS TÓPICOS


Professor Yukimura & Kei é um mangá em formato padrão com um além, a sobrecapa. Ou seja, ele é um mangá comum da NewPOP, como quase todos os que você já viu, mas tem o extra da sobrecapa. Como eu disse várias vezes nesta coluna “Mangá Aberto”, para mim o ideal seria se todos os mangás tivessem sobrecapa, pois é assim que eles são feitos no Japão. Então quando um mangá tem sobrecapa aqui só me resta elogiar por ter esse item.

Dito isso, acho o acabamento geral do mangá muito bom, como costumam ser a maioria dos mangás da NewPOP. A encadernação está excelente como sempre e o papel usado no miolo quase não tem transparência.

Em termos de texto, eu achei o mangá bem adaptado e não notei nenhum dos conhecidos erros de revisão da editora, então acho que está tudo certo^^.


E UMA CONCLUSÃO


Como um todo, eu gostei desse mangá 50%. A questão é que ele é composto por duas histórias. Uma é a que dá título ao mangá e a outra se chama Figo Estrangulador. A 1ª tem umas 50 páginas e não é boa. Era para ser um romance, mas tudo parece jogado demais, com as coisas simplesmente acontecendo e é só isso. Cadê a história? Cadê a ligação dos personagens com o leitor? Nada.

A 2ª história tem o problema do incesto, mas abstraindo isso, é uma história bem feita, bem desenvolvida e que consegue carregar direitinho no romance e no drama. Essa sim é uma boa história e que vale, pois desenvolve bem o tempo presente e o tempo passado, dando-nos a entender realmente o romance.

Como gostei 50% desse mangá, recomendo a vocês comprarem apenas quando virem uma promoção por uns R$ 20 ou menos.


Ficha Técnica


Título Original: 雪村せんせいとケイくん
Título: Professor Yukimura & Kei
Autor
: Natsuki Kizu
Tradutor: Karen Kazumi Hayashida
Editora: NewPOP
Número de volumes no Japão: 1 (completo)
Número de volumes no Brasil: 1 (completo)
Dimensões: 12,8 x 18,2 cm
Miolo: Papel offset 90g
Acabamento: Capa cartão com sobrecapa
Páginas: 162
Classificação indicativa: 18 anos
Preço: R$ 29,90
Onde comprar: Amazon

Sinopse: O Professor Yukimura é conhecido por ser muito “belo”. De fato, é um homem muito bonito e muito eficiente… Porém, é um pouco bruto. Mesmo sendo tratado de forma fria, Kei usa isso como combustível e continua dando em cima do professor (risos). Como um doce que é dado aos poucos, Kei está agoniado pelos sentimentos do professor, que está usando seu ex-namorado como desculpa. Será que ele conseguirá conquistar essa tentação em pessoa?! E mais: “Figo Estrangulador”, a série dos irmãos adotivos que chocou os leitores durante a serialização.


NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS



%d blogueiros gostam disto: