Análise do mês de setembro de 2015

analise 06Relançamento inesperado, mangá cancelado, palestras elucidativas, lojas online… vamos relembrar tudo o que rolou em setembro no mercado brasileiro de mangás?

Como todo início de mês, o blog Biblioteca Brasileira de Mangás vem apresentar a vocês, leitores, uma retrospectiva do que aconteceu no mês anterior no mercado brasileiro de mangás. Caso você tenha perdido alguma notícia ou algum fato que aconteceu agora é a hora de ficar sabendo. Vamos à postagem?.

QUANTIDADE

Em setembro de 2015 foram colocados nos checklists das editoras 41 títulos (39 mangás, um guia e uma light novel), três a mais que agosto. A JBC foi a responsável por metade dos mangás em um total de 20 obras. Seriam 21, mas Sailor V acabou adiado mais uma vez devido a demora na aprovação de capa. Vejamos a tabela:

analise01

Obs: vale lembrar que a Panini e a partir de agora a Newpop fazem seus checklists pensando em uma “janela” que compreende o dia 10 de um mês até o dia 10 de outro mês. Assim, os títulos dessas editoras podem chegar às bancas, livrarias e lojas especializadas até o dia 10 de outubro.

DEMOGRAFIAS

Em setembro tivemos um equilíbrio muito bom entre as demografias Shonen e Seinen. Em relação ao mês passado tivemos 3 mangás shonen a menos, de 21 para 18, enquanto os seinens foram dobrados, passando de 9 para 18. O número de shoujos também dobrou, passando de 2 para 4.

É importante frisar que, ao falarmos de demografia, consideramos a revista em que os títulos foram publicados no Japão, desconsiderando esteriótipos que as pessoas fazem em relação a elas. Desse modo, guias, light novels e mangás franceses se enquadram na categoria “sem demografia”.

analise02

analise03

lANÇAMENTOS

analise 04

Em setembro, tivemos 6 novos mangás chegando ao mercado. A L&PM finalmente publicou Fim de verão, de Mohiro Kitoh; a Panini lançou o terceiro databook de Naruto; e a JBC lançou quatro novos títulos: O Outro cão que guarda as estrelas, Parasyte, Ultraman e Savanna Game, este último pelo selo Ink Comics.

Publicamos nossa opinião sobre Ultraman e Savanna Game. Você pode ler clicando aqui e aqui. Em breve deve ter uma resenha sobre Fim de Verão também^^.

DESPEDIDAS

analise 05

Wish, Zero Eterno e Kill la kill, os três da JBC, tiveram seu último título publicado em setembro.

hIATOS

analise 06

Em setembro, tivemos a publicação de Fairy Tail 49 e Blue Exorcist 15.

Anuncios

analise 06Em setembro tivemos apenas um anúncio, o relançamento em formato big do mangá All You Need Is Kill. Seu anúncio foi uma surpresa, pois a editora JBC o havia lançado no final do ano passado. A nova publicação sairá em dezembro, durante a CCXP.

REIMPRESSÕES

analise 06

Durante o mês de setembro foi anunciada a reimpressão do mangá Buda, Hisashi Ohta. O título foi publicado pela editora Satry em 2012.

Preços

Durante o mês, foram anunciados os preços dos novos lançamentos da JBC:

Gangsta sairá por R$ 13,90

Bullet Armors sairá por R$ 12,90.

COMENTARIOS

Jens - Nova Sampa

O grande destaque do mês de setembro, sem dúvida, foi o anúncio do cancelamento de Vagabond, feito pela Nova Sampa. O título estava paralisado desde o ano passado e este mês teve o seu desfecho. Segundo a empresa, uma outra editora já está com a obra em mãos, mas até o momento nenhuma editora se pronunciou.

Outro ponto a ser destacado em relação à Nova Sampa é que, a alguns dias, ela sondou os leitores em sua página do facebook a respeito da possibilidade de lançarem mangás em formato big, tal qual a JBC vem fazendo. Será que isso se concretizará?

NewPop_Editora_logo

Em setembro, a Newpop realizou um senso para saber quem somos, onde compramos os mangás da editoras e quais títulos gostaríamos que a empresa lançasse, para acessar a pesquisa clique aqui. Além disso, a Newpop finalmente abriu sua loja online, deixando a JBC como única das grandes editoras a não ter uma loja própria…

Panini_planet manga

A Panini, com sua editora Beth Kodama, participou do evento Amigos x Quadrinhos e deu algumas explicações interessantes a respeito de várias questões, como futuros lançamentos, o porquê do papel mais fino em Naruto Gold, entre outras questões. Para ver a mini-palestra clique aqui.

jbc 20 anos

A editora JBC tentou uma nova forma de interação com seus consumidores, o Periscope, ferramenta que permite e transmissão ao vivo, via celular. A primeira transmissão foi muito boa, mas as duas últimas sofreram com problemas de áudio. Contudo, a empresa não abandonou o seu tradicional Henshin Online e continua a manter a periodicidade semanal de seus vídeos no youtube.

***

Esse foi o mês de setembro… Será que teremos muitas novidades em outubro?

Biblioteca Brasileira de Mangás

%d blogueiros gostam disto: