Retrospectiva 2015 – o ano das novels

novelsSurgindo um novo mercado?

Os fãs de shoujo tiveram o que comemorar em 2015, mas com certeza não existe um grupo de pessoas que tem mais motivo para ter esperança do que o grupo dos fãs de light novels. Neste ano, tivemos pela primeira vez um resquício de nascimento de mercado, com várias obras de muitos volumes sendo lançadas no país.


no game no life 05

Até o fim de 2014, as light novels mais longas lançadas por aqui haviam sido as de Samurai X e Cavaleiros do Zodíaco, com míseros dois volumes. Agora nós começamos a ter obras um pouco maiores o que nos dá esperança de crescimento, ou mesmo nascimento, de um mercado desses livrinhos japoneses. Será que haverá mesmo um crescimento?

Mas o que foi publicado este ano? Por quem? Basicamente essa retrospectiva se deve à editora Newpop. Em 2014, havia estreado pela Newpop No game No life, em um evento com a presença do autor, o brasileiro Yuu Kamiya. O título começou a chegar em janeiro às livrarias e, durante o ano, a empresa publicou mais alguns volumes.

Um tempo depois a editora lançou outras novels K-side: blue (volume único), e No 6, uma série em nove volumes. K – side: blue pertence uma série de novels que a editora já avisou que publicará também, mas sem uma data específica para isso. Já NO 6 está intercalando com sua adaptação em mangá e, até agora, teve dois volumes publicados. Por fim, em dezembro, a editora começou a publicar Fate/Zero, uma light novel em 6 volumes, escrita por Gen Urobuchi. Em resumo, a editora publicou em 2015, 4 novels diferentes, divididos em 9 volumes. Nunca antes na história deste país tínhamos visto isso^^.

Para 2016, a Newpop continuará a publicar essas novels e ainda trará mais duas, a desconhecida Morte (3 volumes em andamento) e o sucesso Log Horizon (8 volumes em andamento).


another novel

Foi a Newpop quem “criou” toda essa expectiva de um mercado nascente que pode ou não se concretizar, mas outra editora lançou novels este ano também. Em dezembro a JBC publicou Another, a novel que deu origem ao mangá e ao animê de sucesso. Apesar de essa ter sido a única novidade, a editora também ofereceu outras coisas: durante o ano, ela reimprimiu as duas light novels de Death Note que estavam esgotadas a tempos.

De fato, a empresa não investiu pesado, mas dentro de suas limitações burocráticas (i.e a velha desculpa de que a maioria das novels pedidas são muito grandes) até que foi um ano bom. Mas para o ano que vem não foi anunciado nada e nem há qualquer perspectiva disso, infelizmente.


***

Essa foi a nossa retrospectiva de hoje. Aos que não sabem, temos aqui no blog um guia com todas as light novels já lançadas no Brasil. Se quiserem conferir é só clicar aqui.

Amanhã começa um novo ano, mas nossas retrospectivas ainda não acabaram. Falta ver quais são todos os títulos já anunciados para 2016 e fazer uma retrospectiva individual de cada editora. Mas isso fica para o ano que vem^^. Boas festas a todos.

BIBLIOTECA BRASILEIRA DE MANGÁS

Anúncios

Um comentário

  1. Vejo muitos comentários seus no ChuNan, e decidi entrar no seu blog, e cara. Suas Cheklists são completas, aqui tem toda a consulta que preciso super atualizada!
    Conferi a lista de Light Novels que você postou, tem algumas que eu achei que era mangá e parece ser legal de ler!
    Acho que a New Pop sempre traz a diferença aqui no Brasil em termos de publicações, gosto muito da editora por que ela traz uns 4komas muito inteligentes e títulos legais e pouco conhecidos entre os nossa tribo, na verdade, achei até que oi legal ver um lançamento que se iguala a Panini. (Panini publica Fate Stay Night e a New Pop publica Fate Zero.)
    Muitas vezes quando vou conferir as temporadas vejo que a maioria dos animes são baseados em Light Novels, então acho que eles querem fazer diferente e ver se há mercado por aqui.
    Vejo que gosta do Kyon….Eu gosto da Nagato Yuki! o/ FELIZ 2016!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s