Mangás cristãos no Brasil…

mangas cristaosQuadrinhos japoneses não são do demônio…Há algum tempo, navegando pelo Facebook, me deparei com a imagem de um mangá que falava sobre Jesus Cristo, com a seguinte legenda: “Mangá religioso, agora sim você já viu de tudo”. A imagem era interessante não tanto pelo mangá e sim justamente por essa mensagem, um tanto quanto inusitada.

mangá-religioso

Estamos tão acostumados a achar que mangá é só entretenimento e cultura pop que deixamos de perceber uma grande variedade de outras funções que os quadrinhos japoneses têm. Existe, por exemplo, mangás para estudo, como os publicados pela editora Novatec, e existe também mangás com temática religiosa, especificamente cristã, feitos para passar uma mensagem sobre a Igreja ou mesmo apenas para adaptar o conteúdo de um dos livros da Bíblia.

Conforme os quadrinhos japoneses vão se popularizando em cada país é natural que aconteça de os mangás religiosos aparecerem também, seja a produção original japonesa, seja produção própria. Aqui no Brasil não foi diferente e tivemos versões nipônicas, versões de outros países e claro produtos nacionais. Não foram muitas obras, é verdade, mas vale a menção para conhecermos um pouco mais sobre esse extenso mundo dos mangás…

Biblia em mangá

A editora JBC publicou em 2008 A Bíblia em mangá, uma publicação original do Reino Unido. A obra possui apenas dois volumes, um falando sobre o Novo Testamento e outro sobre o Velho. Os dois tomos foram publicados simultaneamente em um evento e a propaganda da editora na época dizia que “A versão original de A Bíblia em Mangá foi reconhecida pela Sociedade Bíblica Internacional como uma publicação que segue à risca o que está nos Livros Sagrados, porém com uma linguagem moderna”. Houve realmente críticas bastante positiva sobre esses quadrinhos, mas hoje as pessoas quase não se lembram que isso foi publicado no país.

Os dois volumes ainda se encontram facilmente em livrarias e lojas especializadas.

manga-messias-portugues

Já a Edições Vida Nova (EVN), uma editora religiosa, trouxe ao país a coleção em 5 volumes “Mangá Bible”, uma coleção originalmente japonesa. Ela é composta pelos títulos Mangá Messias, Mangá Metamorfose, Mangá Motim, Mangá Mélek e Mangá Mensageiros e foram publicados por aqui entre 2008 e 2013. O diferencial dessa coleção é ser totalmente colorida.

Os títulos publicados pelas Edições Vida Nova podem ser encontradas muito facilmente em livrarias e também são vendidos na loja online da editora. Vale comentar que, além da edição em português, o site da EVN ainda vende a versão em inglês e a versão original japonesa.

Por fim, não podemos deixar de citar alguns títulos nacionais também. Dentre os mangás nacionais talvez o mais relevante seja Rei Davi, de autoria de Felipe Santos. O título possui 3 volumes e foi publicado a partir de 2012 pela editora religiosa Canção Nova (sim, aquela do canal de televisão^^). Embora seja um tanto desconhecido por nós, o primeiro volume encontra-se esgotado no site da editora, o que – em teoria – deve indicar boas vendas.

Outro mangá nacional de temática cristã que vale a menção é Salvation, uma ficção baseada nas profecias bíblicas. O título foi publicado pela editora HQM e possui até o momento 1 volume, mas em breve deve ganhar o segundo tomo.

***

Esses foram alguns mangás de temática religiosa cristã publicados no Brasil. Conhece outros, leitor?

BBM

1 Comment

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading