BBM Lista: Mangás que mereciam uma adaptação em animê

SamidareOs incompreensíveis casos de mangás que não tiveram animê…

Creio eu que é a terceira segunda-feira seguida que posto uma lista aqui neste blog. Na primeira postagem, eu listei os mangás que me decepcionaram em 2015 e na segunda comentei sobre os melhores mangás “desconhecidos” lançados por aqui ano passado. Agora, teremos uma terceira lista em que comentarei alguns mangás lançados no Brasil e que, em minha opinião, mereciam uma adaptação em animê.

Não era minha intenção publicar listas por três semanas seguidas. Todas elas foram feitas bem antes e acabaram adiadas por um motivo ou outro. A verdade é que sempre faço essas postagens de segunda-feira com antecedência e, para vocês terem uma ideia, já estão prontas todas as que serão publicadas até o fim do ano O_o. Obviamente, no meio disso pode surgir um tema importante e alguma ser adiada, como aconteceu com essas três listas^^.

A ideia desta lista surgiu quando anunciaram o animê de Orange, fazendo ele entrar para o limitado rol dos mangás publicados no Brasil antes de ganharem animê. Na ocasião comecei a pensar quais outros mangás lançados no Brasil e que ainda não tinham uma versão em desenho animado mereciam ser adaptados.

Cheguei a vários exemplos muito bons, mas reduzi os títulos para o meu gosto pessoal, além de eliminar alguns títulos que eu já havia comentado em outras listas para não ficar me repetindo. Abaixo você confere os escolhidos e como vocês verão, a maioria foi publicado por aqui bem recentemente^^

***

Prophecy 01 Capa.inddProphecy

Uma narrativa policial? Ou algo mais que isso? Prophecy é aquela história redondinha, muito bem construída, e que te prende do início ao fim. Mais do que uma caçada da polícia a um grupo de criminosos que se utiliza da Internet, o mangá apresenta uma série de criticas e questionamentos à sociedade e ao comportamento das pessoas.

É uma obra que tem um potencial enorme de dar certo em uma versão animada. Infelizmente, até o momento, os produtores de animação não levaram muita fé na ideia…


after 06

After School of the earth

De repente, as pessoas começam a desaparecer e, do nada, só restam quatro habitantes em toda a terra. Quatro jovens. Em uma terra sem ninguém, os quatro passam seus dias morando juntos em uma casa, cultivam a própria comida e vivem a expectativa de conseguirem reencontrar todas as pessoas desaparecidas.

Esse After School of the earth um dos mangás que eu mais gostaria de ver adaptado em desenho. Porém, tanto é o meu desejo, quanto é o meu medo. Esse mangá é o tipo de obra que tem tudo para dar errado em uma versão animada.

A narrativa é um mix de mistério, slice of life e uma pitada (às vezes exarada) de ecchi. Eu não me surpreenderia nem um pouco se em uma animação exagerarem no ecchi e esquecerem a parte do mistério.

No fim, eu não creio muito que uma animação deste título irá ocorrer…


tom sawyerTom Sawyer

Aqui é um caso à parte e diferente. Não é tanto pela história que eu gostaria de uma adaptação animada. Os desenhos de Shin Takahashi – autor do mangá –  são muito bonitos de se ver e a cada página em preto e branco ficava imaginando como aquilo seria muito mais bonito se fosse colorido. E ao olhar as páginas coloridas que existem não dá para não imaginar uma versão animada…

A simplicidade e a beleza do desenho de Shin Takahashi merece ser transporto para uma versão animada, ainda que seja um animê curtinho.


Lucifer_e_o_Martelo_08Lúcifer e o martelo

Voltado para o público adulto, recém saído da adolescência, Lúcifer e o martelo é uma obra bastante consistente e quase perfeita em termos narrativos. A luta contra o feiticeiro e os bonecos de barro e a tentativa de Samidare de salvar o mundo, para depois ela mesma o destruir, é uma história sensacional que ao mesmo tempo confirma e reverte nossas expectativas.

Ela é uma obra para fazer você pensar e crescer como pessoa, utilizando uma fórmula muito parecida com a dos battle shonens, mas sem ser battle shonen^^. Infelizmente, já passados alguns anos da finalização do mangá, a obra não ganhou uma adaptação em desenho animado e nem deve ganhar…

***

E você, leitor, quais mangás publicados no Brasil você gostaria de ver uma adaptação em animê?

BBM

16 Comments

  • pg

    me lembro que tinha uma história de que Lúcifer quase virou anime pelas mãos da Gainax,mas que eles acabaram optando por fazer uma produção original:Panty & Stocking.

  • MP

    Concordo com as listas do pessoal aí nos comentários e no post (menos com os ecchi, que eu detesto lol).

    Eu gosto bastante de Eden e, enquanto eu lia o mangá, fiquei pensando que ele merecia, senão um anime, pelo menos um filme, mesmo que fosse difícil de adaptar. @__@

    • Green Blood não li tudo.

      Zero eterno foi mencionado em uma lista recente e, por isso, foi excluído desta.

  • Pullako

    – Solanin: Sempre achei Solanin uma obra adaptável. É curto e possui uma história incrível que remete ao drama e a superação. Agora que o próprio autor Inio Asano começou a se aventurar no mundo dos animes com o character design de Subete ga F ni Naru, não seria difícil imaginar uma adaptação dessa obra que é considerado o mais leve do autor.
    – Berserk: Cá entre nós, nunca existiu uma adaptação de Berserk que fosse a altura da obra de Miura. A primeira série de 1998 cortou muitas partes e teve alterações. A trilogia dos filmes feito pelo Studio 4°C sofreu um abuso de CG e essa última adaptação de 2016 pelo amor de Deus… Berserk, na minha opinião, deveria ser produzido em formato OVA igual o que fizeram com o Hellsing Ultimate. Manteria a qualidade da animação sem abuso de CG, não sofreria censura ou alterações bruscas no roteiro e todo mundo sairia feliz. Miura deveria seguir o exemplo do Araki e vetar certas adaptações porque é lamentável o que estão fazendo com a franquia Berserk! Está sendo bastante judiado e não duvido que isso tenha afastado uma boa parcela de adeptos.
    – 20th Century Boys: Sei que é impossível, mas queria muito que a Madhouse adaptasse da mesma forma que fizeram com Monster.
    – All You Need is Kill: O filme Edge of Tomorrow é muito bom. Mas seria interessante ver uma adaptação em formato anime também.

    Deixo também a minha sugestão de um BBM Lista: Mangás que mereciam um relançamento:
    – Nausicaä do Vale do Vento: Até hoje não me conformo com o cancelamento dessa obra-prima.
    – Gon: Até hoje não me conformo com o cancelamento dessa obra-prima. (2)
    – Sanctuary: Até hoje não me conformo com o cancelamento dessa obra-prima. (3)
    – Gunnm: Tenho certeza que será relançado muito por conta do filme do James Cameron.
    – Uzumaki: A Espiral do Horror: Mangás de terror está escasso no mercado brasileiro.

  • Kauê

    Prophecy já ganhou um live-action, então talvez ficasse melhor como filme animado, assim como Tom Sawyer.
    Os mangás do Satoshi Mizukami são perfeitos para serem adaptados pra anime, Spirit Circle e Sengoku Youko também. Mas nada, parece que não gostam do cara ;-;
    Vinland Saga seria ótimo em anime também.

  • binho

    Kyon, meu velho amigo. Eu te detesto por ter tido essa ideia de matéria antes de mim. )’:

    Eu acho que Tom Sawyer ficaria muito bem como um filme, estilo Kotonoha no Niwa. Assim como os de Inio Asano.

    • Bruno

      Faz um assim:

      “Mangás lançados no Brasil que não tiveram um bom anime e mereciam um Reboot”

  • Por que será que não fiquei surpreso de ter Lúcifer nessa lista depois de ver que a postagem havia sido feita pelo Kyon? 😛

    Quando se fala de mangás que nunca tiveram uma animação, mangás do Satoshi e do Inio Asano são os primeiros que me vêm à cabeça. Nunca entendi por que Lúcifer nunca recebeu uma animação (espero que Spirit Circle tenha mais chances, já que é um título menor), da mesma forma que mangás como Solanin e Nijigahara Holograph super mereciam uma animação, afinal, são títulos curtos e toda a simbologia que o autor coloca no mangá daria uns efeitos muito bonitos em uma animação, ou até mesmo Punpun, que é a obra mais famosa do Inio.

    • Pois é…imagem de cabeçalho do blog, frase ali de cima… Lúcifer e o martelo tinha que aparecer mesmo. Rs.

      —–
      eu realmente esqueci de Solanin… devia estar na lista…

  • Bruno

    Eu acho que Love Hina merecia uma adaptação, já que NUNCA EXISTIU nenhum anime dele

    • Não fala assim.
      Durante muito tempo eu achei o animê de Love hina legal^^.

      —–
      Mas aí eu fui ler o mangá e… meu deus… o que fizeram com o animê… o que fizeram com o animê…

      • Bruno

        Vou fazer uma revelação bombástica:

        eu vi o anime depois de ler o mangá, e não achei tão ruim assim
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .

        Provavelmente por ter ouvido tão mal do anime, eu estava com zero expectativa, e acabei achando legalzinho

        Eu ainda estou na dúvida do que vou fazer quando eu ganhar na mega sena da virada, se eu contrato um Estudio pra fazer um “Love Hina Brotherhood”, seguindo todo o mangá ou se abro uma nova editora de Mangás no Brasil

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading