BBM Lista: As melhores capas de mangás do primeiro semestre de 2016

capas1semestrePostagem fixa semestral…

Este blog costuma fazer, a cada seis meses, uma postagem reunindo as dez melhores capas de mangás (ou light novels) publicados no Brasil durante o período. Já foram feitas duas postagens pelo Kyon (clique aqui e aqui) e agora essa série de postagens semestral ficará por minha conta.

Deixando de lado esclarecimentos, gostaria de manter claro alguns pontos que podem parecer banais, mas precisam ser citados.

Foi dito nas duas postagens anteriores a obra será aqui julgada pela sua capa, independente da história. Isso quer dizer que estaremos nos atentando só à capa mesmo, posso nem conhecer a fundo uma série e achar a sua capa magnífica.

Mais uma coisa importante é: a postagem é baseada em uma opinião, ou seja, a minha opinião como falho que sou. Existem várias opiniões diversas, e há um princípio muito discutido que afirma de forma veemente e brada que nenhum ponto de vista é superior que o outro, portanto, o conceito de opinião segue essa linha. Tendo dito isso: por favor, fiquem livres para expressar suas próprias opiniões. Gostaria muito que ao fim da lista vocês possam dizer se concordam, ou se discordam, até mesmo mostrando ou citando suas capas preferidas. Pois então, vamos começar… o/

***


capa_blood_blockade_battlefront_03_g

10. Blood Blockade Battlefront 03

Uma capa com a posição dedicada devido ao tom dado a ela. Reparem como a aparente névoa que serve como plano de fundo contrasta com o preto da roupa e do cabelo da mulher. Dá uma impressão de que o desejo foi utilizar um “negativo”, uma cor negativando a outra. Sem falar na postura da mulher. Na verdade, na maioria das capas selecionadas eu reparo muito na angulação do assunto da capa, isto é, em que ponto a capa está focada. Nesse caso, foi a mulher, contrastada pelo plano de fundo.


Ano hana jbc 01

9. Anohana 01

O que dizer dessa capa? Apenas que ela transmite uma paz sem tamanho… Vejam como tudo se encaixa perfeitamente. As flores possuem um tom mais brando que combina com o fundo e com os personagens, conseguindo uma sensação de melancolia sem igual. Além disso, a editora fez um excelente trabalho na edição: manteve todo o charme da imagem e não poluiu com informações demais, ou mesmo informações colocadas em lugares errados. Recentemente fizemos um comparativo sobre as capas desse título ao redor do mundo, e pessoalmente achei a brasileira a mais bonita.


Tokyo Ghoul 05

8. Tokyo Ghoul 05

E a oitava posição é de Tokyo Ghoul! Alguma dúvida do porquê? Todas as capas apresentadas até o momento foram excelentes, mas essa em especial é de encher os olhos. Observem como a arte da pintura está em equilíbrio com os outros pontos da capa, tanto o título quanto o branco no fundo. Sem falar que a tintura simula ter sido feita a guache, um charme sem tamanho. A palheta de cores também é muito agradável aos olhos, o que na verdade ocorre em todos os volumes da série até o momento.


The Seven Deadly Sins 13

7. The Seven Deadly Sins 13

A típica capa com o vilão no fundo e os mocinhos na frente. Mas, espera. Cadê os mocinhos? Cadê os sete pecados? Acho curioso que essa é uma das únicas capas em que não aparece um único pecado. Salve uma ou duas exceções, suponho. Mas, de fato, essa capa me trouxe um impacto absurdo. Primeiramente com a mulher chorando na frente, mas tentando ser forte – isso é nítido. A única parte da capa que destoou um pouco foi o porco. Mas olha a palheta de cor, e a angulação de ambos, principalmente do vilão. Está muito interessante o conceito da capa. A única capa do título a ser mencionada por aqui, mas com certeza a mais interessante publicada até o atual momento de 2016.


orange_05

6. Orange 05

Já está querendo me matar pela posição dessa capa? Eu sei, ela é linda. Tanto as cores escolhidas, tanto o plano conceitual, tanto o próprio desenho. Tudo parece vívido até demais, como se você pudesse estar ao lado dos personagens apreciando a paisagem. Você consegue até sentir o clima de amizade entre eles. O último volume de Orange tem uma capa sensacional, merece ser mencionada nessa lista, sem sombra de dúvida, embora não tenha abocanhado os primeiros lugares.


kuroko 19

5. Kuroko no Basket 19

E é aqui que começa a trindade dos volumes 19. Ficou curioso? Continue acompanhando para saber mais^^. Mas então, como esse volume conseguiu se sair melhor do que Orange 5… Na verdade, todos volumes aqui mencionados exigiram muito de um leitor extremamente indeciso. No entanto, retornando ao assunto contraste (e então você percebe um padrão), o personagem em preto e branco com o fundo nesse tom azul é realmente um motivo essencial para ele estar na lista. Agora note os olhos do personagem. Não parece a cor de uma bola de basquete? Não sei se foi intencional ou se essa é realmente a cor dos olhos dele, mas se foi intencional é simplesmente genial… Contudo de todos esses pontos citados o que realmente trouxe esse volume para a lista foi a angulação do personagem. Que incrível ângulo o autor conseguiu dar ao assunto da capa, realmente perfeito.


Magi 19

4. Magi 19

Uma capa que conquista pelas chamas. Mas não só por isso… As cores que optaram para a capa deram um charme que pouco se pode explicar. Toda a chama em volta do personagem parece refletir pelos seus adereços e pelo cabelo, é realmente outra capa que venceu pela escolha de cores e por como essas cores foram empregadas na imagem. Em tempo, notem ao fundo, não parece um pôr do sol? Agora é só relacionar o fundo com o assunto que entenderá o motivo dela estar na quarta posição.


Yu Yu Hakusho 19

3. Yu Yu Hakusho 19

Terminando a trindade dos 19, e já iniciando a trindade dos mais votados está Yu Yu Hakusho. Poderia imaginar que essa capa estaria aqui? Confesso que não é o padrão mostrado até agora, no entanto, essa capa cativa simplesmente pelo conceito e execução. Vejam o fundo branco, natural da coleção, com o protagonista na dianteira e seus amigos num véu preto. Sendo a última edição da coleção, passa claramente uma sensação de nostalgia, que é entregue muito bem em todas as características da imagem, até mesmo na feição do personagem.


Air gear 33

2. Air Gear 33

Apenas veja essa imagem. É praticamente indescritível, como a maioria das capas que desenha o autor Oh! Great. Podemos começar reparando a angulação do personagem com relação ao fundo. Concluir um desenho sem perder a noção de profundidade num caso como esse não é uma tarefa muito fácil. Como se tudo isso não fosse suficiente, voltemos no assunto contraste, repare o casaco vermelho contrastando com o fundo cinza e dividindo a atenção com todas as cartas que caem no cenário.  Genial.


capa_magi_o_labirinto_da_magia_22_g

1. Magi 22

E aqui temos a única obra que ganhou duas capas entre as 10 mais bonitas, e ainda conseguiu a primeira posição. O Kyon, na postagem anterior citou Magi como menção honrosa de capas extremamente bonitas, mas acabou não escolhendo nenhuma. Que irônico, não? Ainda assim, acredito que o ápice da série veio nessas capas selecionadas. Não sei se é necessário realmente uma explicação do porquê da capa estar nessa posição. Mas vejamos, como poderia descrever essa capa? Magia. Sim, ela transborda magia. A tonalidade do céu ao fundo do personagem traz uma sensação harmoniosa e calorosa para aquele que vê a imagem. Junte isso às cores que foram selecionadas para a criação da capa e temos então o motivo. Pode parecer caricato tudo que foi dito, porém, o que mais dizer? É uma imagem radiante.

***

BBM

6 Comments

  • JMB

    Ótimas capas, realmente (tirando essa do Kuroko, acho ela esquisita).
    De Tokyo Ghoul prefiro as dos volumes 4 e 6, de Magi prefiro o vol.18. Se eu fosse fazer um TOP, queimaria boa parte das posições só com Vagabond. Outra capas que acho ótimas:
    Vinland Saga 14 e 15, Bullet Armors 4-5, Berserk 11 e Hellsing 10

    • Agradecemos a sugestão, mas não faz parte do objetivo do blog…

      Embora vez ou outra façamos listas ou matérias que saiam do nosso objetivo, só acompanhamos as séries que saem no Brasil^^. Mesmo as NI (notícias internacionais) também só costumam se referir a séries publicadas aqui…

  • Kauê

    Eu acho as capas de YuYu muito feias. Não por culpa da JBC, culpa do Togashi mesmo.
    Sinceramente, a capa do vol 5 de Orange é lindíssima, mas as caras dos personagens me incomodam 😛 Os olhos e bocas estão muito estranhos, sei lá. Preferiria se todos estivessem de costas mesmo, como na contra-capa do volume.
    Além dessas,Vinland Saga 14 tem uma capa sensacional focada naquele laranja. 20th Century Boys 20 e Sidonia no Kishi 1 também tem capas muito fodas.

  • The best mangá Ever, best NOVEL. Tales of Demons and Gods, além de ser colorido, ainda é rico em detalhes, não ficando muito atraz do Novel. Com certeza ele tem todos os requisitos para estar estre os melhores mangás já produzidos. Espero que em um futuro breve possam ser lançados mais animes de alguns Light Novel chineses, se quiserem tem um site que tem mto conteúdo sobre o TDG. Abraços http://www.talesofdemonsandgods.com.br

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: