NI 77. Ataque dos Titãs pelas mãos de artistas americanos

a

Kodansha USA lançará antologia da série desenhada por artistas de comics e graphic novels de renome

Já está em pré-venda nos Estados Unidos a graphic novel “Attack on Titans Anthology”, prevista para o dia 18 de outubro. Embora não seja incomum com outras mídias, é a primeira antologia centrada em um mangá produzida e originalmente publicada fora do Japão. Veja o trailer abaixo.

tiger e bunny anthology 02Para quem não conhece, as antologias (anthology) são coletâneas de histórias bem famosas no Japão, praticamente todas as séries populares possuem uma. No Ocidente são mais difíceis de chegar, mas volta e meia aparece uma, como a de “Tiger & Bunny” pela Panini. No caso, elas são feitas por artistas e autores japoneses, geralmente brincando e explorando a obra original.

No Ocidente também temos coisas assim, por aqui já tivemos várias delas publicadas, como o “Asterix e Obelix – O Livro de Ouro” (coletânea de histórias de vários autores em homenagem ao aniversário da série), “Halo Graphic Novel” (mais uma vez vários autores homenageando o game), “World of Warcraft: Lendas” (idem ao anterior, com 5 volumes), dentre várias outras coleções.

A sacada da filial americana está em usar esse recurso para aproximar esses dois mundos, centrado no mangá. É claro, essa não é a primeira vez que há esse choque, existem vários comics feitos pelos mangakás (autores japoneses), como Wolverine: Snikt! (com o autor de Knights of Sidonia), Homem Aranha (com Ryoichi Ikegami), X-men e Batman. Mas é realmente a primeira vez que são os autores de comics que escrevem sobre um mangá, homenageando a série japonesa.

O interessante de um projeto desses vai muito além da homenagem, afinal a Kodansha USA conseguiu juntar um grupo prestigiado de autores de fama, tornando esse não só um material de interesse dos “otakus”, como também de interesse dos fãs desses autores. A iniciativa então acaba expondo esses fãs de comics e graphic novels ao mundo dos mangás, uma chance única de propaganda, de conquistar um público que nem sempre vê mangás com bons olhos.

Por aqui a obra não foi oficialmente licenciada ainda, mas com certeza deve vir pela Panini (que no passado já publicou várias antologias americanas). Para nós, a obra também representaria uma chance única de convergir o público dos quadrinhos de heróis e mangás numa só obra. Assim, quem sabe, colocando sementinhas de otakice na cabecinha de várias pessoas, rs.

aot_anthology_nycc-450x675Quem quiser saber mais informações sobre os autores, preços, formatos e disponibilidade, confiram aqui. Você também pode conferir uma prévia aqui.

3 Comments

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: