BBM Responde: Quais as principais editoras japonesas?

stockvault-doubt-and-solution-solutions-and-ideas-concept182817-1024x664E mais perguntas sobre como são os mangás no Japão.

Voltamos com mais um BBM Responde, uma coluna voltada para responder perguntas que encontramos nas redes sociais e sites. A proposta aqui é responder questões simples, mas que muitos leitores e colecionadores brasileiros têm dúvida. Igualmente a coluna tem como objetivo ajudar aquele novo leitor de mangá a navegar pelo nosso mundo que às vezes pode ser muito exclusivo.

Começaremos com um ritmo semanal, respondendo algumas perguntas dentro de um mesmo tema, dando dicas e ajudando os usuários a encontrarem as informações que precisam. Aproveitamos e convidamos também nossos leitores mais antigos a dividir suas dicas e experiências. Além disso sintam-se livres para usar esse espaço como um FAQ e perguntar qualquer coisa.

***


  • Todos os mangás vem com páginas coloridas no Japão?

Não, mangás são feitos primariamente em preto e branco, porém mensalmente algumas revistas lançam algumas páginas coloridas no meio. Essas então são distribuídas para as séries mais famosas, lançamentos, etc. Algumas revistas fazem rotações cronometradas de forma a ter aberturas coloridas em todos os volumes.

Contudo, há revistas que não trabalham com imagens coloridas, obras que quase não recebem essas páginas e autores que produzem imagens e ilustrações coloridas posteriormente para incluir no volume.


  • Existem mangás coloridos?

Existe sim vários mangás coloridos, totalmente coloridos, mas perto da maioria preto e branco eles são exceções. Também acontece de obras de sucesso serem coloridas posteriormente, como o Highscholl of the Dead e Dragon Ball.

Curiosamente os mangás coloridos são geralmente feito à aquarela, inclusive as páginas coloridas. Com a revolução digital atual isso foi mudando e hoje em dia tem muitos feito no computador mesmo.


  • Por que mangás são preto e branco?

Não existe um motivo propriamente dito, a verdade é que era mais barato e rápido trabalhar com eles preto e branco, ainda mais no Japão pós-guerra. Era muito caro imprimir coisas a cor, os materiais também eram todos importados elevando o custo. Ou seja, preto e branco acabou sendo simplesmente mais acessível e acabou pegando e ficando.


  • Existe diferença entre o capítulo da revista e do volume?

Existem sim, mas vai variar de acordo com cada autor. Toda vez que as obras são compiladas em volumes, os autores revisam e até redesenham pedaços. Há momentos também em que materiais são incluídos e extras são feitos especialmente para diferentes volumes e edições.

Veja mais: Como a forma de publicação interfere nos mangás


  • Quantas páginas tem um capítulo de mangá?

Não existe uma regra, em geral os semanais têm entre 15 a 25 páginas. Os mensais chegam a 30 e 60 páginas. Mas há casos de capítulos de 100-150 páginas também! Então vai depender muito da revista, sua periodicidade e da obra em questão.

Isso vai valer também para a pergunta “quantos capítulos tem um volume de mangá”.


  • Quais as principais editoras japonesas?

No Japão existem várias pequenas editoras no mercado de mangás e light novels, mas apenas 3 imensas: Shueisha, Kodansha (e Ichijinsha) e Kadokawa (formada pela junção de ASCII Media Works, Kadokawa Shoten, Enterbrain, Fujimi Shobo e Media Factory). Quase todos os animes baseado em light novels e mangás foram adaptados de obras dessas três.

Outras menores incluem: Gentosha, Akita Shoten, Shogakukan, Futabasha, Shinchosha, Hakusensha, Kill Time Communication, Square Enix e Shonen Gahosha.


  • Mais tópicos e matérias de interesse

Kodansha anuncia compra da Ichijinsha
Unificação da Kadokawa e suas subsidiárias
E quando um mangá muda de editora… no Japão?

Anúncios

7 comentários

  1. Essa de “Existe diferença entre o capítulo da revista e do volume?” devia ser lido pelo pessoal que tava ostracizando a Panini dizendo que ala tinha tirado páginas dos capítulos de One Punch Man, sem saber que existem diferenças entre os capítulos na revista e no encadernado.

    Curtir

  2. Lembrando também que, as páginas coloridas dos mangás que são lançadas nas revistas japonesas, muitas vezes são por motivos comemorativos/promocionais. Se eu não me engano, é a própria editora que pede ao autor pra fazer a página colorida pra um cap específico, não é algo que o autor tem em mente desde o início.

    Curtir

    1. Geralmente é quando a obra é estreante, foi bem no TOC ou vende muito,
      A Shueisha também manda colorir os capítulos finais das obras mais vendidas de cada geração por assim dizer, e até hoje foram apenas 4.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s