BBM Lista: Mangás inéditos nos Estados Unidos, mas publicados no Brasil

Pela JBC…

Volta e meia as pessoas criticam o mercado de mangás brasileiro por ser deficitário, muito aquém dos Estados Unidos que as pessoas dizem, muito erroneamente, ter tudo. De fato, o número de títulos lançados nos Estados Unidos é bem superior aos publicados no Brasil fazendo com que os americanos tenham uma quantidade de mangás diferentes invejável, ao ponto de muita gente nem cogitar a ideia de que outros países do ocidente possam ter uma quantidade de lançamentos maior…

Ainda assim, apesar de nos Estados Unidos “ter tudo”, esse tudo também é deficitário e há mangás, alguns deles até famosos, que permanecem inéditos na terra do Tio Sam. Pensando nisso, resolvemos listar alguns títulos publicados no Brasil e que são inéditos por lá^^.

Nesta postagem, a seleção de títulos obedeceu a apenas um critério: os mangás tinham que ter sido publicados pela JBC. No futuro, quem sabe, talvez façamos uma parte 2 com títulos da Panini. Dito isso, vamos à lista:

***


Zero eterno

O mais desconhecido desta lista, Zero Eterno é uma adaptação de um livro de mesmo nome e que explora um outro ponto de vista sobre os kamikazes. Na obra acompanhamos Kentaro Saeki e sua tentativa de descobrir mais sobre o seu avô, combatente na Segunda Guerra Mundial e morto precocemente. Trata-se de uma obra diferenciada, mais adulta e com um toque mais humanos que poucas obras possuem.

Embora o mangá seja inédito nos Estados Unidos, o livro original foi publicado por lá pela editora Vertical. No Brasil. Zero Eterno é completo em 5 volumes e foi destinado exclusivamente para livrarias e lojas especializadas.  Possui miolo em papel offset e capa com orelhas.

Compre emAmazon / Saraiva


O outro cão que guarda as estrelas

Pseudo-continuação do mangá O cão que guarda as estrelas, conta a história do outro cãozinho que estava na caixa junto com Happy, protagonista da primeira narrativa. Nos Estados Unidos, a editora NBM publicou apenas O cão que guarda as estrelas (chamado por lá de Stargazing Dog), mas O outro ainda é inédito em formato físico.

O cão e O outro possuem 1 volume cada. No Brasil, os mangás foram destinados exclusivamente a livrarias e lojas especializadas. Possuem miolo em papel Lux Cream e capa com orelha.

Compre emAmazon / Saraiva


Anohana

Adaptação em mangá do animê de mesmo nome, Anohana conta a história de um grupo de amigos marcados por uma tragédia, buscando unir-se novamente. Trata-se de uma dessas narrativas dramáticas feitas para os que gostam de chorar com obras tristes.

Embora adaptações sejam vistas com certo receio pelas pessoas, a verdade é que a de Anohana é excepcionalmente boa e passa todo o clima do animê. Completo em 3 volumes, Anohana teve o acabamento padrão da editora, com miolo em papel jornal.

Compre em: Amazon / Saraiva 


Super onze

Super Onze é um mangá infantil de futebol e que teve uma pequena fama em nosso país devido à exibição do animê em televisão aberta. Embora seja um mangá curto, de apenas 10 volumes, não foi lançado nos Estados Unidos e permanece inédito por lá.

No Brasil, Super Onze teve seus 10 volumes divididos em 34 edições e publicado em formato gibi, buscando atingir leitores novatos. Não parece ter dado muito certo…

Compre em: Amazon / Saraiva 


Zetsuen no tempest

Embora não seja um título de muito peso, Zetsuen no tempest ficou famosinho por aqui devido à exibição de seu animê e quando poucos ainda lembravam dele foi lançado no Brasil^^. Vários países ocidentais publicaram o título mais ou menos na mesma época do que no Brasil, mas os Estados Unidos não foi um deles, estando inédito ainda hoje. Zetsuen no tempest é completo em 10 volumes e veio no formato pocket da editora, com miolo em papel jornal.

Compre em: Amazon / Saraiva 


Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas, Lost Canvas Gaiden, Next dimension, Episódio G

A franquia Cavaleiros do Zodíaco dispensa apresentações, sendo idolatrado nos países latinos e ainda estando em publicação em países como México, França, Itália, Espanha e Brasil. A enorme franquia, porém, não tem tanta entrada assim nos Estados Unidos. Embora a série clássica esteja presente, os spin-offs quase por inteiro continuam inéditos na terra do Tio Sam. O único a ter lido licenciado por lá foi Saintia Shô.

Então, se você é fã de Cavaleiros do Zodíaco, decerto você não tem muito o que invejar dos Estados Unidos. No Brasil, todos os spin-offs foram publicados em formato padrão, com miolo em papel jornal.

***

Os dados acima foram obtidos por meio do site americano Manga Updates. O site é uma das maiores bases de dados sobre mangás do planeta. Porém, embora seja bastante confiável, volta e meia possuem erros ou informações duvidosas. Como é um site editado por fãs, alguns dados podem estar desatualizados ou serem imprecisos de modo que NUNCA se deve usar o site como única fonte. Daí que nós fomos buscar outros sites para confirmar os dados, então as informações são precisas.

Esses, porém, não são os únicos mangás da JBC a serem ainda inéditos nos Estados Unidos. Há vários outros (vários mesmo), mas a maioria sem muito relevância, por não serem títulos famosos, não terem um autor importante ou não terem uma história verdadeiramente impactante. Daí que, fora os que listamos, os únicos que poderiam, talvez, entrar para esta postagem seriam DNA², do mesmo autor de Zetman, e Green Blood, do mesmo autor de Bestiarius. Não os listamos para esta postagem não ficar maior do que já está^^…

***

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

9 Comments

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: