Retrospectiva 2018 – O mangá de 130 reais

De rico para rico…

Se você olhar o site da loja Comix ou pesquisar em outros locais como a Estante Virtual ou o Mercado Livre, poderá encontrar certos volumes de mangás raros sendo vendidos a preços exorbitantes, cem, duzentos, até trezentos reais. Essa é uma realidade que se tornou constante, devido ao esgotamento muito fácil de alguns volume e à tentativa de algumas pessoas ou lojas de lucrarem muito com seus tomos que desapareceram de outros lugares.

Entretanto, esses casos eram bem específicos, vindo de comerciantes e nunca da editora. Jamais havíamos tido algum mangá que custasse tanto. Até 2018. Neste ano tivemos o primeiro mangá a custar  mais de 100 reais.

Em fins de 2017, o mercado brasileiro de mangá foi surpreendido pela notícia de uma nova editora a publicar um mangá, a Veneta, empresa que tem participação de um dos ex-diretores editoriais da Conrad, Rogério de Campos. O título em questão era Ayako, obra do “deus do mangá” Osamu Tezuka.

O mangá foi lançado em fevereiro de 2018, com capa dura, mais de 700 páginas, miolo em papel Polén, além de um formato grandão (16 x 23 cm). Por tudo isso, o preço foi bem salgado, R$ 129,90, tornando-se o mangá com o valor mais elevado no Brasil, o primeiro a custar mais de 100 reais. Sem dúvida alguma, um mangá para poucos, um mangá apenas e tão somente para quem tem muito dinheiro sobrando.

Esse foi o primeiro e único mangá da Veneta. Em uma live no Facebook, a editora chegou a comentar que tem planos de lançar mais mangás no futuro, mas ainda sem data certa, pois estão em processo de escolha e negociação.

***

Ayako foi publicado no Japão e compilado originalmente em 3 edições. Ganhou versões compilando em 2 tomos e outras em apenas 1, entretanto o final original publicado na revista Big Comic é diferente do publicado nas compilações. A primeira vez que o final da revista foi publicado em volume ocorreu em dezembro de 2017 no Japão e a edição brasileira da Veneta também conteve esse final.

O mangá é bastante elogiado e se você tem dinheiro sobrando, não deixe de adquirir. Ele ainda está disponível na Amazon (clique aqui).

SinopseJiro Tenge, filho de uma família aristocrática do norte do Japão, volta para casa depois de passar anos como prisioneiro dos americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Ele descobre então um terrível segredo envolvendo seu pai, seu irmão mais velho e sua cunhada. Mas Jiro também tem um segredo, também terrível. E todos decidem que a filha mais nova, a pequena Ayako, é quem pagará pelos pecados da família. Através da história da família Tenge, o quadrinista Osamu Tezuka conta a história do Japão no pós-guerra. O trauma da ocidentalização forçada imposta pela Força de Ocupação norte-americana, os reflexos da Guerra Fria, os choques de gerações, a luta de classes, a corrupção na política, o poder da Yakuza, as guerras de gangs, a violência do machismo… Tudo em um ritmo de suspense alucinante, que surpreende à cada página. Um livro emocionante.

Retrospectiva é uma série de postagens que fazemos todos os anos para relembrar o que de melhor e pior aconteceu no mercado brasileiro de mangás, além de outras notícias relacionadas ou não ao nosso país. Para ver todas as postagens deste ano, clique aqui.

2 comentários

  1. Caramba, 130? Eu vi numa loja aqui por 70, acho que vou dar uma gastadinha pra aproveitar o preço

    Curtir

  2. Bom que já caiu de preço na Amazon BR, como sempre o bom Deus permite depois de um tempo.

    Curtir

Os comentários estão encerrados.