Mangás mais colecionados no Guia dos Quadrinhos

O que os usuários do site estão colecionando?

Você já ouviu falar do site Guia dos Quadrinhos? Para quem não conhece, o site foi criado com objetivo de ser uma grande base de dados para resgatar e preservar a memória dos quadrinhos no Brasil, catalogando tudo o que já foi lançado no país. Todos os quadrinhos lançados no país atualmente são registrados lá. Além disso, qualquer um que encontre alguma revista antiga que não esteja no site pode adicioná-la sem maiores burocracias.

Fora essa questão, o site é um ambiente bastante útil para você manter o controle de sua coleção, pois você pode criar uma conta e catalogar tudo o que possui, seja de Tio Patinhas e Turma da mônica, seja de Marvel, DC e Mangás.

O site é ainda mais interessante, pois, como cada usuário cadastra sua coleção, há listas das obras mais colecionadas. E foi essa funcionalidade que nos chamou a atenção para uma postagem de curiosidades. Olhando as listas resolvemos realizar uma matéria e averiguar quais eram os mangás mais comprados pelos usuários do Guia dos Quadrinhos.

Tal postagem foi feita em agosto de 2015 (clique aqui para ler), repetida em outubro de 2016 (clique aqui para ler), em agosto de 2017 (clique aqui para ler) e em agosto de 2018 (clique aqui para ler). Agora colocamos no ar a quinta edição desta postagem de curiosidade.

Nossa metodologia é simples: Iremos ver dentre os duzentos primeiros quadrinhos da lista de mais colecionados para descobrir quantos volumes de mangás estão presentes. A consulta foi realizada no dia 22 de setembro de 2019.


MANGÁS MAIS COLECIONADOS NO GUIA DOS QUADRINHOS

TÍTULO VOLUMES
One Piece (Panini) 31 volumes
Vagabond (Panini) 12 volumes
Dragon Ball (Panini) 11 volumes
Yu Yu Hakusho – Edição Especial (JBC) 9 volumes
Death Note Black Edition (JBC) 6 volumes (completo)
Fullmetal Alchemist – Edição Especial (JBC) 6 volumes
Rurouni Kenshin – Edição Especial (JBC) 5 volumes
Berserk – Nova Edição (Panini) 4 volumes
One-Punch Man (Panini) 4 volumes
Ataque dos Titãs (Panini) 3 volumes
Lobo Solitário – Nova Edição (Panini) 2 volumes
Akira (JBC) 1 volume
The Ghost In The Shell (JBC) 1 volume

DADOS


-Dentre os duzentos volumes mais colecionados no Guia dos Quadrinhos o nosso levantamento retornou 95 mangás, divididos por 13 séries diferentes. Esse número é ligeiramente menor do que em 2018 quando registramos 96 mangás por 14 séries diferentes. O primeiro volume de Bakuman é o ausente mais visível da listagem deste ano. O mangá estava na posição 200 ano passado (o limite da nossa análise) e hoje encontra-se na 228.

-Bakuman, porém, não foi a única mudança de um ano para outro. As demais séries se mantiveram, porém o número de volumes teve alterações aqui e ali. Um desses casos é o título do topo da lista. Dos 95 volumes de 2019, quase um terço deles é de One Piece, com 31 (os números 1 ao 22 e os números 36 a 43). Ano passado, no entanto, o número era maior com 32. O volume 23 deixou a lista dos 200 mais colecionados.

Outros exemplos de mudança: Vagabond tinha seus 11 primeiros números ano passado, hoje tem 12. Dragon Ball tinha 13, hoje tem 11. Yu Yu Hakusho tinha 8, hoje tem 9, Fullmetal Alchemist tinha 5, hoje tem 6, e assim por diante.

-Death Note Black Edition é o único mangá com todos os volumes entre os duzentos mais colecionados. Se formos ser preciosistas The Ghost In The Shell também, mas este é volume único e não uma série.

-Como é perceptível, somente mangás da JBC e da Panini estão na lista. São 6 títulos da JBC, contra 7 da Panini. Ano passado, foi 7 a 7. Em termos de volumes, porém, há muito mais da Panini, com 67 dela contra 28 da JBC. Em 2018, o número foi 69 a 27.

-Um dado interessante da lista é que dos treze títulos presentes, dez deles são relançamentos. Somente Ataque dos Titãs, One-Punch Man e The Ghost In the Shell estão em sua primeira publicação. Todos os demais são de sua segunda (One Piece, Death Note, Akira, entre outros), terceira (Dragon Ball), quarta (Vagabond) ou até mesmo quinta publicação no Brasil (Lobo Solitário). Isso é até que meio óbvio, afinal o Guia dos Quadrinhos foi lançado em 2007, então as versões mais novas, depois do site ter se popularizado, acabam ganhando mais destaque.


QUANDO O PRIMEIRO VOLUME APARECEU?


Outro dado legal para se ver é em que posição o primeiro volume de cada série apareceu para ver se novos usuários os adicionaram ou séries mais populares apareceram. A gente fez isso nos dois últimos anos e podemos comparar. Vejam a tabela:

TÍTULO 2017 2018 2019
One Piece 12º 12º
Vagabond 52º 29º 22º
Dragon Ball 31º 36º 41º
One-Punch Man 97º 57º 47º
Fullmetal Alchemist 152º 72º 54º
Yu Yu Hakusho 59º 58º 56º
Akira 117º 57º
Death Note BE 88º 65º 62º
Lobo Solitário 184º 90 76º
Rurouni Kenshin 55º 67º 77º
Berserk 95º 83º 88º
Ataque dos Titãs 85º 103º 120º
GITS 169º 140º

Essa tabela mostra que o primeiro volume de One Piece sempre fica entre os mais colecionados, o que é bem impressionante visto que ele está esgotado há vários anos e não pode aumentar muito o número de usuários que o possui.

Outro ponto interessante da tabela é que a maioria dos demais títulos melhorou de posição ao longo dos anos (os números em azul). O destaque, sem dúvida, é Death Note Black Edition, que mesmo tendo sido concluído em 2014 continuou a aumentar sua popularidade e aparecer mais cedo na lista. O fato de ter sido reimpresso várias e várias vezes certamente contribuiu para isso.


ESSES SÃO OS MANGÁS MAIS VENDIDOS DO BRASIL?


Em nenhuma parte do texto foi dito isso!!!!. A gente sempre lembra que esse leventamento é uma postagem de curiosidades acerca dos produtos mais colecionados por usuários de um determinado site. Não se pode fazer qualquer julgamento baseado nisso. Apesar de o Guia dos Quadrinhos ser um site conhecido, isso nem de longe quer dizer que todo mundo faça uso dele. Na verdade, e o mais provável, é que deve ser uma minoria dos consumidores (aqueles mais fanáticos e assíduos) que gostam de catalogar suas coisas.

É claro que One Piece e Death Note estarem entre os mangás mais vendidos no Brasil não é nenhuma informação descabida, mas isso não quer dizer que os usuários do Guia dos Quadrinhos representem “a verdade universal”. Notem, por exemplo, que não tem Naruto e Cavaleiros do Zodíaco na lista e só pela ausência deles, você já deve saber de antemão que os dados apresentados são apenas uma amostra específica, de um grupo muito específico.

Então para que servem esses dados? Para nada, é só uma curiosidade. É muito legal saber o que uma determinada base de pessoas está colecionando, se uma determinada série ainda faz sucesso após anos nessa mesma base e assim por diante.

Publicidade.

1 Comment

  • Bruno

    Quando eu tiver um tempo vou catalogar meus mangás nesse site.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: