Onde está avançada? E onde está cancelada?
No final do mês de outubro, a conta de assinatura da editora Panini no Twitter, ao responder a pergunta de um consumidor, comentou que o mangá Yo-kai Watch, de Noriyuki Konishi, não iria mais ser publicado no Brasil. Com isso, o título se encerrou no Brasil com 20 números publicados (equivalente a 10 volumes japoneses).
Mas foi só no Brasil que o mangá foi cancelado? E em outros países ocidentais? Como anda a obra? Falaremos disso agora, nesta postagem.
ITÁLIA
Assim como foi no Brasil, na Itália o mangá saiu pela Panini e foi publicado dividindo cada volume japonês em dois. E, também como foi por aqui, a publicação deixou de sair. Por lá, porém, a obra está parada há bem mais tempo.
O mangá começou a sair na Itália em janeiro de 2017 e parou de ser lançado em janeiro de 2018, após apenas dez números publicados (equivalente ao volume 5 japonês). Até onde sabemos, nunca divulgaram o cancelamento da publicação, mas já está parado há quase 3 anos.
MÉXICO
Assim como no Brasil e na Itália, o mangá foi publicado no México pela editora Panini, dividindo cada volume japonês em dois no país. O mangá começou a sair em setembro de 2016.
A obra teve 28 volumes publicados no México (equivalente a 14 edições japonesas), o último deles em janeiro de 2020. Segundo uma página mexicana no Facebook, a Panini México também teria dito que o contrato não foi renovado e não sairiam novos números.
ALEMANHA
Yo-kai Watch é publicado na Alemanha pela editora Kaze desde novembro de 2016 e está em publicação até hoje, seguindo o número de tomos originais. O volume mais recente publicado pela editora foi o 15, em novembro de 2020, capa abaixo.
O volume 16 já se encontra em pré-venda na Amazon alemã, com lançamento previsto no país para maio de 2021.
ESPANHA
Na Espanha, o mangá Yo-Kai Watch está em publicação desde maio de 2016 pela editora Norma, mas é lançado de forma muito irregular. Em 2017, só saiu 2 volumes, em 2018, 3, e em 2019, apenas 2.
O mangá estava parado na Espanha desde outubro de 2019, quando saiu o volume 11, mas retornou agora em dezembro de 2020, com a publicação do volume 12 (capa acima).
ESTADOS UNIDOS
Nos Estados Unidos, o mangá é publicado pela editora Viz desde novembro de 2015, seguindo o número de volumes originais e está em publicação até hoje, com 15 volumes lançados, o último deles em setembro de 2020.
O volume 16 está previsto para janeiro de 2021 (capa acima) e o 17 está previsto para maio de 2021. Ainda não há pré-venda para o volume 18.
FRANÇA
Na França, o mangá é publicado pela editora Kaze desde novembro de 2016, seguindo o número de volumes originais. A edição no país está praticamente em igualdade com a publicação japonesa, já tendo publicado 17 dos 18 volumes existentes, o último deles em março de 2020.
O décimo oitavo volume estava programado para novembro, mas foi adiado para janeiro de 2021, devido às novas medidas contra a emergência sanitária no país. A capa do volume já foi divulgada (acima). A França o país ocidental mais avançado com a série.
O mangá nunca saiu na Argentina, em Portugal, na Polônia e na Finlândia. Não temos informação de Turquia, Tchéquia e nem dos países da américa latina em que a Panini distribui seus mangás.
Yo-kai watch não tem apelo pro público mais velho mangázeiro nem o preço convidativo pra uma criança se interessar (uma vez que é um mangá infantil). Durou até muito, na minha opinião.
Ou seja, só meio tankos foram cancelados
A Panini realmente falhou no mundo todo em fazer isso vender…
E eu não sabia que a Panini Itália também tinha sua própria geladeira de mangás pausados, porém não cancelados o_0