França e China
Apesar de 2020 ter sido conturbado pela emergência sanitária mundial – e isso ter afetado a publicação de obras no Brasil – o ano marcou o retorno dos quadrinhos coreanos ao país. Desde 2015, quando a editora Conrad publicou o primeiro volume de Surtada na Dieta, de Neonb e Caramel, uma obra coreana não chegava ao país.
Em 2020, duas hqs advindas da Coreia do Sul apareceram por aqui, Grama, de Keum Suk Gendry-Kim, (pela editora Pipoca & Nanquim) e Solo Leveling, de Chugong e DUBU (pela editora NewPOP), duas obras bastante distintas entre si.
Grama é uma graphic novel em preto e branco, completa em 1 volume. Já Solo Leveling é uma adaptação impressa de uma webtoon (um quadrinho para internet de leitura de cima para baixo) e é toda colorida. Ainda está em andamento na Coreia do Sul, atualmente com 3 volumes publicados.
Grama foi publicado em julho em capa dura e com sobrecapa. Solo Leveling também começou a ser publicado em julho, mas em formato com capa cartão. Os dois primeiros volumes foram lançados até agora. Além disso, a NewPOP ainda republicou o primeiro volume com uma capa variante.
Foram 4 volumes lançados no total, um número maior do que o período 2011 a 2019 somados. Vejam o gráfico a seguir:
Os quadrinhos coreanos não irão parar em 2021, pois a NewPOP anunciou a hq On or Off, de A-1, outro título advindo de uma webtoon (assim como Solo Leveling e Surtada na Dieta), ficando assim com duas obras coreanas no catálogo atual. Já a Pipoca & Nanquim anunciou A Espera, da mesma autora de Grama.




PARA 2021
-Em publicação:
- Solo Leveling (NewPOP): 2 de 3+
-Anunciados:
- A Espera (Pipoca & Nanquim): 1 volume
- On or Off (NewPOP): 2 volumes e ainda em andamento
FRANÇA E CHINA
Além de obras vindas da Coreia do Sul, tivemos também quadrinhos baseados no estilo de mangás vindos da França e da China, no caso: Radiant e Ultramarine Magmell, ambos publicados pela editora Panini.
Radiant teve 6 volumes publicados durante o ano (números #06 ao #11) e Ultramarine Magmell também (#02 ao #07). Não foram anunciadas novas obras para 2021, de modo que apenas esses títulos continuam.
Retrospectiva é uma série de postagens que fazemos todos os anos para relembrar o que de melhor e pior aconteceu no mercado brasileiro de mangás, além de outras notícias relacionadas ou não ao nosso país. Para ver todas as postagens deste ano, clique aqui.
É tão bom ver publicações sobre Solo Leveling (por ser adaptação de uma WebToon). Me faz sonhar com Let’s Play em versão impressa um dia.
Sonhar não custa nada rs
Se I Love Yoo também tivesse uma versão impressa eu não responderia por mim
Grama sem dúvida foi minha melhor leitura de 2020