Retrospectiva 2020 – Quadrinhos Coreanos e etc

França e China

Apesar de 2020 ter sido conturbado pela emergência sanitária mundial – e isso ter afetado a publicação de obras no Brasil – o ano marcou o retorno dos quadrinhos coreanos ao país. Desde 2015, quando a editora Conrad publicou o primeiro volume de Surtada na Dieta, de Neonb e Caramel, uma obra coreana não chegava ao país.

Em 2020, duas hqs advindas da Coreia do Sul apareceram por aqui, Grama, de Keum Suk Gendry-Kim, (pela editora Pipoca & Nanquim) e Solo Leveling, de Chugong e DUBU (pela editora NewPOP), duas obras bastante distintas entre si.

Grama é uma graphic novel em preto e branco, completa em 1 volume. Já Solo Leveling é uma adaptação impressa de uma webtoon (um quadrinho para internet de leitura de cima para baixo) e é toda colorida. Ainda está em andamento na Coreia do Sul, atualmente com 3 volumes publicados.

Grama foi publicado em julho em capa dura e com sobrecapa. Solo Leveling também começou a ser publicado em julho, mas em formato com capa cartão. Os dois primeiros volumes foram lançados até agora. Além disso, a NewPOP ainda republicou o primeiro volume com uma capa variante.

Foram 4 volumes lançados no total, um número maior do que o período 2011 a 2019 somados. Vejam o gráfico a seguir:

Os quadrinhos coreanos não irão parar em 2021, pois a NewPOP anunciou a hq On or Off, de A-1, outro título advindo de uma webtoon (assim como Solo Leveling e Surtada na Dieta), ficando assim com duas obras coreanas no catálogo atual. Já a Pipoca & Nanquim anunciou A Espera, da mesma autora de Grama.

Grama
Solo Leveling #01
Solo Leveling #01 (capa variante)
Solo Leveling #02

PARA 2021


-Em publicação:

  • Solo Leveling (NewPOP): 2 de 3+

-Anunciados:

  • A Espera (Pipoca & Nanquim): 1 volume
  • On or Off (NewPOP): 2 volumes e ainda em andamento

FRANÇA E CHINA


Além de obras vindas da Coreia do Sul, tivemos também quadrinhos baseados no estilo de mangás vindos da França e da China, no caso: Radiant e Ultramarine Magmell, ambos publicados pela editora Panini.

Radiant teve 6 volumes publicados durante o ano (números #06 ao #11) e Ultramarine Magmell também (#02 ao #07). Não foram anunciadas novas obras para 2021, de modo que apenas esses títulos continuam.


Retrospectiva é uma série de postagens que fazemos todos os anos para relembrar o que de melhor e pior aconteceu no mercado brasileiro de mangás, além de outras notícias relacionadas ou não ao nosso país. Para ver todas as postagens deste ano, clique aqui.

3 Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: