Relembre um caso inusitado…
Sempre que um novo volume de um mangá é publicado no Japão, demora alguns meses para ele sair no Brasil, a depender do título e da editora. O normal é o volume aparecer entre 4 e 9 meses, mas algumas vezes demora mais e raras vezes menos. O volume 98 de One Piece, por exemplo, saiu me fevereiro de 2021 no Japão e apenas 3 meses depois, em maio, ele saiu no Brasil.
O que acontece é que as editoras precisam renovar o contrato, receber o material, traduzir, editar e, então, mandar para a gráfica para só depois ele ser distribuído para os pontos de venda, e esse processo pode não ser tão rápido assim.
Existem exceções a essa regra, porém. Algumas vezes as editoras japonesas fazem alguma ação que envolva o lançamento de um determinado volume simultaneamente em diversos países, saindo no mesmo dia ou mês.
Uma dessas ações aconteceu com os volumes 13 e 14 do mangá Neon Genenis Evangelion. O número treze saiu em novembro de 2012 e o número 14 em novembro de 2014, sendo que este possui uma história toda especial acerca da publicação dele por aqui.
Basicamente quando, em 2013, o último capítulo da série foi publicado no Japão, as pessoas logo começaram a querer saber quando o volume final seria lançado pela editora JBC. Entretanto, o tempo ia passando, passando e nada da editora o publicar, com as cobranças aumentando cada vez mais nas redes sociais.
A empresa, pacientemente, explicava para as pessoas que o mangá havia acabado na revista, mas ainda não tinha saído o volume impresso no Japão e só depois de ele sair lá, ele poderia sair por aqui.
Foi um parto, pois entre a publicação do capítulo final na revista e o volume encadernado demorou um ano e cinco meses. Em junho de 2014, enfim, foi anunciado que o volume final seria publicado e que o tomo seria lançado em diversos países simultaneamente, dentre os quais estava o Brasil.
O que faz esse lançamento ser especial é que o volume possuía um epílogo, um capítulo extra não publicado na revista, totalmente inédito até então.
A data do lançamento mundial foi dia 20 de novembro, assim fãs do mundo poderiam ler o desfecho do mangá, com o capítulo extra que não existia em nenhum scanlation da vida. O detalhe, porém, é que se você morasse em São Paulo poderia ler antes mesmo do que vários japoneses^^. Acontece que dia 20 de novembro é feriado em São Paulo (Dia da Consciência Negra), então o volume começou a circular no dia 19…
O lançamento simultâneo de um volume de mangá é realmente bem raro, por isso entra para a história cada vez que acontece, como nesse caso de Evangelion.
Memória é a nossa postagem de curiosidades em que buscamos relembrar algum fato, episódio ou época do passado do nosso mercado de mangás. Você pode conferir todas as postagens dessa série clicando aqui. Para ver outras curiosidades em geral, clique aqui.
Um dos poucos mangas q vieram do anime e ficou legal
É que o próprio mangaká fazia parte do estúdio do anime :v
Eu gosto muito desse mangá mas confesso que não entendi nada do final kkkkkk preciso reler
Que susto, achei que era anúncio da republicação kkkkkkk
Uma hora vem^^
Lembrando que o filme 3+1 de Evangelion saiu ontem na Amazon Prime pessoal.