Morre Akira Toriyama, criador de “Dragon Ball”, aos 68 anos

Dia triste

O mundo dos quadrinhos amanheceu mais triste. Nesta sexta-feira, 08/03/2024, o site oficial de Dragon Ball informou que no último dia 1º de março o mangaká Akira Toriyama (criador de Dragon Ball, Dr. Slump, dentre outros) faleceu por um hematoma subdural (um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio, ocasionado geralmente por pancadas ou lesões na cabeça.). Ele tinha 68 anos de idade e o funeral foi realizado com sua família e uns poucos parentes.

A notícia foi impactante de imediato e diversos mangakás prestaram suas condolências à família e homenagens ao artista, comentando da importância dele para a sua vida pessoal e/ou profissional. Eiichiro Oda, Masashi Kishimoto e vários outros deixaram grandes mensagens de despedida ao artista.

Editoras ao redor do globo (que tenham ou não publicado algo do autor) também prestaram suas homenagens tamanho o impacto que a figura de Toriyama têm no mundo inteiro.

O Blog Biblioteca Brasileira de Mangás deixa os mais sinceros pêsames à família e a todos os fãs que se sentirão órfãos do autor.

Akira Toriyama nasceu em 5 de abril de 1955 em Nagoya, na província de Aichi, no Japão. Sua carreira como artista de mangá profissional começou em 1978 com Wonder Island, publicado na Weekly Shonen Jump. Seu primeiro grande sucesso, no entanto, foi Dr. Slump, lançado entre 1980 e 1984, que faria seu nome se destacar.

Mas, sem dúvida, o maior sucesso e a obra mais conhecida do autor é Dragon Ball, publicado entre 1984 e 1995, que se tornou um fenômeno no mundo todo e que persiste até hoje.

Akira Toriyama também colaborou com outros criadores renomados, tendo trabalhado no design de personagens de videogames, como a série “Dragon Quest”. Além disso, Toriyama recebeu inúmeros prêmios e reconhecimentos por suas contribuições notáveis ​​à indústria de mangá e animação.

***

No Brasil, Dragon Ball também é um dos grandes fenômenos da cultura pop, sendo uma das cinco obras japonesas mais populares no país.

Em relação a mangás, o primeiro do autor a sair por aqui foi justamente Dragon Ball em fins do anos 2000 pela editora Conrad. Depois tivemos Dr. Slump e vários outros (vejam a lista a seguir).

Atualmente, Dragon Ball está sendo republicado pela editora Panini e está previsto um box de Dr. Slump para ainda este ano. Dragon Ball Super, sequência direita de Dragon Ball, desenhado por Toyotaro também está em publicação.


OBRAS DE AKIRA TORIYAMA PUBLICADAS NO BRASIL



OBRAS RELACIONADAS


Além dos mangás, saíram no Brasil alguns Anime Comics (ou Film Comics) de Dragon Ball, pela editora Abril. A JBC, por sua vez, publicou o livro Dragon Ball Evolution, roteiro de um filme estadunidense baseado no mangá do autor.

A Conrad, por sua vez, lançou Dragon Ball Z – Enciclopédia, uma enciclopédia do anime. Recentemente, a Panini publicou Dragon Ball Gaiden, de Dragon Garow Lee, o isekai de Dragon Ball.


NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS



6 Comments

  • Zeno Luz

    Pesada demais essa notícia T_T . Que descanse em paz, grande autor, criativo e revolucionário em sua arte singular.

  • Bruno Cuthi Mattia

    Fará muito falta, que tristeza. Condolências a família, amigos e fãs do Toriyama-sensei. Assim como muitas pessoas, ele me fez entrar nesse mundo de animes e mangás. Obrigado por tudo e descanse em paz.

  • Anônimo

    Eu era uma criança nos anos 90 quando fui com meu pai em uma banca de revista e comprei uma revista Heróis, dentro dela tinha uma imagem de Dragon Ball, com todos os personagens, bem no miolo da revista, eu achei fenomenal!
    Poucos tempo (Ou seria alguns anos?) começou a passar na TV Dragon Ball e Dragon Ball Z…
    Hoje farei 37 anos e ainda amo a criação do mestre Akira Toryama!
    Obrigado por tudo Akira Toryama!

  • musck29

    Triste demais…é o maior responsável pelos poucos momentos de felicidade que tive na infância e que perduraram durante toda minha vida. Como diria em One Piece, “as pessoas só morrem quando são esquecidas”…descanse em paz e viva eternamente dentro de nós, monstro sagrado.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading