Surpresas e novidades
Continuando nossas postagens de retrospectiva, dessa vez falaremos da editora NewPOP. Vamos ver em detalhes um pouco de como foi o ano da editora.
I – Os dez anos da editora
O ano já começou com uma comemoração, os dez anos da editora NewPOP e com muitas surpresas. A empresa realizou um evento para marcar a data, o NewPOP Day, e nele fez diversos anúncios, entre eles os primeiros mangás yuris do Brasil. Porém, a grande surpresa foi o anúncio do primeiro título verdadeiramente longo da editora, Great Teacher Onizuka, completo em 25 volumes. Até então, a obra mais longa anunciada pela editora havia sido Loveless, com 12 tomos na época.
II – Canal no Youtube e obra mais longa
Meio que o reinado de Great Teacher Onizuka como obra mais longa da editora não durou muito. Em abril, a editora reinaugurou seu canal do Youtube e, de início, já fez anúncios com três light novels e um mangá. Toradora (light novel), Re: Zero (light novel) e Shakugan no shana (mangá e light novel). O detalhe é que em relação a Shakugan no shana a NewPOP licenciou as novels principais (22 volumes) e também os especiais (4 volumes), totalizando 26 tomos.
III – Lives no Facebook
Durante o ano, a editora também realizou algumas lives na rede social Facebook para dar notícias, responder dúvidas, etc. A ideia da empresa era fazer uma live por semana, mas a ideia não foi pra frente.
IV – Selo para light novels
Com o lançamento de Re: Zero, a editora NewPOP criou também um selo específico para light novels, o NewPOP novels.
V – Periodicidade, atrasos e revisão
Um dos gargalos da NewPOP sempre foi a periodicidade, com mangás bimestrais que saíam trimestralmente, obras que ficavam meses sem sair, etc. A coisa mudou, mas não mudou tanto.
Obras com muitos meses de atraso continuaram como Log Horizon, Loveless e Number Six, entretanto, a editora conseguiu melhorar essa questão mantendo a periodicidade, sem maiores demoras, de quatro lançamentos ao longo do ano: Corpse Party: Another Child, Great Teacher Onizuka, A voz do silêncio e Madoka Magica: The Movie Rebellion. Como as demais obras lançadas durante o ano eram volumes únicos, não houve muitos atrasos.
Ainda assim, devido às obras paradas (Hetalia está há dois anos sem sair) a editora continua não passando a menor confiança em relação à periodicidade aos leitores mais exigentes.
Outro gargalo da empresa, a revisão de texto continua a ser muito inconstante, com obras com pouquíssimos erros e outras repletas delas, gerando grande descontentamento por parte de muitos consumidores. Já está na hora da NewPOP perceber isso e diminuir esses erros a praticamente zero…
VI – Títulos lançados em 2017
Ao longo do ano, a editora NewPOP começou a lançar 8 obras, duas a mais que em 2016. Ainda está prometido No game No life Desu! o que aumentará para 9 obras, se sair até 10 de janeiro quando se encerra o prazo para o lançamento do checklist de dezembro.
Puella Magi Madoka Magica: The Movie Rebellion
Re: Zero – light novel
VII – Títulos concluídos em 2017
Usagi Drop
Alice Hearts
Fate/Zero – light novel
Puella Magi Madoka Magica: The Movie Rebellion
*Não listamos os mangás de volume único.
VIII – Títulos licenciados
A nova ilha do tesouro: 0 de 01
Café Kochijoji de: 0 de 3
Category: freaks: 0 de 4
Clockwork Planet: 0 de 7 (ainda em andamento no Japão)
Dark Metrô: 0 de 1
Dead Zone (nacional): 0 de 1
Gagoze: 0 de 5
Girls Und Punzer: 0 de 4
Guia de produção de mangás (nacional): 0 de 1
Happiness: 0 de 06 (ainda em andamento no Japão)
Manga Daigaku: 0 de 01
Morte – Light novel: 0 de 3
Philosophia: 0 de 1
Prelúdio do Arco-iris: 0 de 1
Puella Magi Suzune Mágica: 0 de 3
Puella Magi Madoka Magica: Homura Revenge!: 0 de 2
Shakugan no shana: 0 de 10
Shakugan no shana – light novel: 0 de 26
Star of Eroman: 0 de 02
Toradora – light novel: 0 de 10
Vampire Kisses: 0 de 1
Velvet Kiss: 0 de 4
***
Veja todas as postagens de retrospectiva, clicando aqui.
Curta nossa página no Facebook
BBM
Dá para dizer que foi talvez o melhor ano da editora NewPOP. Só o lançamento de Great Teacher Onizuka já foi um marco para mim. Agora precisa dar um puxão de orelha nos revisores porque os erros de português estão demais. E espero que seja mantido a periodicidade sem atrasos. De resto, só peço para que tragam mais Light Novels e os “masterpieces” do mestre Tezuka. Obrigado.
Corrigindo: agora que reparei que “A Voz do Silêncio” foi lançado esse ano. Não sei por que mas fiquei com a impressão que parece que foi lançado ano passado. Mas enfim, corrigindo o meu comentário, só os lançamentos de “Great Teacher Onizuka” e “A Voz do Silêncio” valeram o ano de 2017 para a NewPOP.
realmente, tá feio a questão da revisão da newpop, já vi muito scanlator com maior delicadeza com o trabalho que eles, espero muito que eles melhorem pois tem uma enxurrada de lançamentos pela frente e só por não usarem papel jornal nas edições já tem meu máximo respeito, tomara que melhorem.
Quero muito ler Toradora, espero que a editora continue melhorando.