Números do Mercado Brasileiro de Mangás em 2025

O ano com mais publicações da história do Brasil

A matéria de hoje é a nossa tradicional postagem de retrospectiva em que mostramos a vocês os números do mercado brasileiro de mangás do ano que se passou.

Dentre diversas outras coisas, você verá o número de títulos novos que foram publicados em 2025, o número de volumes que saíram, a quantidade de séries, além de uma comparação com anos anteriores para vermos o que melhorou e o que piorou.

A postagem é dividida em 4 seções a saber:

  • Volumes
  • Séries
  • Preços
  • Editoras.

Antes de iniciar a matéria propriamente dita, é importante deixar claro que esse post fala apenas de quadrinhos japoneses impressos editados e traduzidos oficialmente para a língua portuguesa, de modo que ele não engloba ebooks, light novels, quadrinhos coreanos, etc. Obviamente, também não engloba obras piratas, mesmo as feitas com carinho.

Repetindo e confirmando: os números são apenas e exclusivamente de mangás físicos lançados no Brasil em 2025. O modo como chegamos aos dados apresentados se encontra no final da postagem!!!


VOLUMES DE MANGÁS PUBLICADOS NO BRASIL EM 2025


Com o aumento constante dos preços dos mangás todo mundo imaginou que haveria queda nas vendas e, consequentemente, o número de publicações diminuiria. Entretanto, vem acontecendo justamente o oposto e nos últimos anos têm se publicado mais mangás do que antes.

Existem falas de algumas editoras esclarecendo que, de maneira inesperada, houve uma expansão do consumo de mangás na época da pandemia (ainda que com leve queda posterior), o que pode ser uma das explicações para mais e mais mangás estarem saindo a todo tempo.

Afinal, se uma empresa percebe uma determinada inclinação de mercado, faz sentido ela apostar mais ainda nele e ampliar o seu comércio o máximo possível. Existem, porém, outros motivos que podem fazer uma companhia aumentar sua produção, como querer diversificar e/ou adquirir uma maior fatia do mercado, dentre diversas outras coisas.

Essa é a mesma introdução que fizemos ano passado e o motivo de repetirmos aqui é porque o mercado continua nessa crescente, com mais e mais mangás sendo lançados a torto e a direito. E nessa crescente dos últimos anos conseguimos notar algumas mudanças significativas.

Os mangás atuais ganharam pelo menos mais uma casa no Brasil (a MPEG). A Panini voltou a ser a casa do shoujo, com várias obras saindo simultaneamente, ainda que não seja tratado exatamente do jeito desejado pelos fãs. Os BL’s se espalharam pelas principais empresas, embora a NewPOP continue a ser a casa principal, e assim por diante.

Ainda nesse ínterim, os mangás em andamento no Japão, mas com pouquíssimos volumes, se tornaram mais frequentes no Brasil. Em sentido contrário, clássicos antigos com uma boa quantidade de volumes também começaram a ganhar mais oportunidade por essas bandas.

Tudo isso fez com que o mercado brasileiro de mangá se tornasse um pouco mais diverso e o número de lançamentos aumentasse e com 2025 se tornando o ano com mais volumes publicados na história com 676 volumes lançados. É a quarta vez em cinco anos que o recorde foi batido (apenas em 2024 isso não aconteceu e por apenas dois volumes).

A distribuição desses volumes ao longo do ano teve um misto de regularidade, queda e aumento. De fevereiro a maio houve uma grande estabilidade, com uma alta queda em junho, seguida de um aumento constante até dezembro. Grande parte desse processo ocorreu por conta da editora Panini.

Em 2024, a empresa teve problemas sérios de atrasos constantes e a editora não parava as pré-vendas, sempre colocando mais e mais. Isso se estendeu por 2025, até que a empresa resolveu tentar regularizar isso, deu uma parada e o número de publicações baixou.

Assim, julho (mês de eventos) que costuma ser sempre de muitas publicações, em 2025, teve um número bem tímido. Mas após isso, o aumento foi constante e voltou-se ao número de lançamentos do início do ano.

Essa mudança ocorrida na Panini fez com que suas publicações diminuíssem um pouco no total (foram 394), sendo o segundo ano seguido de queda do número de volumes publicados pela editora.

Mas se tivemos essa queda, como tivemos recorde nos volumes publicados? Isso se deve a um aumento de publicações da JBC em relação a 2024 e um aumento no número de empresas publicando, foram 16 (contra 11 de 2024), um recorde no mercado brasileiro.

Assim, as publicações da JBC subiram de 116 em 2024 para 153 em 2025. Já as publicações da editoras menores (isto é, tirando Panini, JBC e NewPOP) teve um aumento de 50 para 74 publicações.

Um detalhe interessante que esse gráfico não mostra é que a Panini sempre publica mais mangás do que todas as outras editoras somadas. Tirando ela, a JBC lança mais que todas as outras somadas. Fora as duas, até 2024 a NewPOP publicava mais do que todas as editoras somadas, mas isso mudou em 2025 e pela primeira vez as outras publicaram mais volumes do que a NewPOP (74 a 55).

Mesmo assim, ela continuou sendo a terceira que mais publica apenas atrás de Panini e JBC. Em relação às outras individualmente, o quarto posto ficou com a MPEG, com 21 publicações. A Pipoca & Nanquim ficou em quinto com 12 e a Devir em sexto com 11.

A diminuição das publicações da Panini e o aumento das outras empresas também se revela em um maior equilíbrio percentual das publicações. Embora ainda lance mais do que todas as empresas, este ano a Panini foi responsável por apenas 58,3% das publicações. A título de comparação esse número já chegou a ser de quase 80% na pandemia.

Assim, para concluir esta primeira seção, fica evidenciado por mais um ano que o crescimento do mercado é algo que ocorre como um todo e não por parte de apenas uma empresa. Tudo indica que 2026 será mais um ano nessa pegada, a menos que ocorra alguma catástrofe trumpiniana (bate na madeira!).


SÉRIES DE MANGÁS PUBLICADAS NO BRASIL EM 2025


Ao falar de volumes estamos nos referindo àquele número impresso na capa (como Blue Box #01Blue Box #02, etc), mas eles obviamente pertencem a uma série (que também podemos chamar de coleção). E é disso que se trata esta seção que se inicia agora.

Ou seja, enquanto na seção anterior a gente tratou, por exemplo, de cada número de Blue BoxOne Piece ou Dragon Ball que saíram, aqui a gente fala apenas das séries como um todo.

Cabe frisar que ao dizer séries ou coleções estamos contanto as fases de Jojo’s Bizarre Adventure e Pokémon de forma independente. Do mesmo modo, continuações de obras (como Re:Zero ou Doukyusei) são contadas à parte também. Ainda nesse ínterim, da mesma forma são contadas separadamente duas edições distintas de um mesmo mangá (como Berserk – Meio Tanko e Berserk – Edição de LuxoOne Piece e One Piece – Edição 3 em 1).

Dentro desse contexto, então, os 676 volumes lançados em 2025 foram divididos por 261 séries diferentes. Posto de outra forma, ao menos 261 coleções tiveram um volume publicado no Brasil durante o ano. Se trata do recorde histórico, superando 2024 por quarenta séries. É também o quinto ano seguido de recorde.

O gráfico de séries “conta a mesma história” do número de volumes. Embora tenhamos tido uma leve diminuição no primeiro ano da pandemia, a partir dali só houve crescimento, com mais e mais obras sendo publicadas.

No que toca às editoras, naturalmente a Panini é a empresa que mais publica. Das 261 séries, a Panini lançou 117, três a mais que em 2024, sendo o quinto ano seguido de aumento por parte da editora. Até ano passado, porém, o número de séries da Panini era maior do que todas as demais editoras somadas, mas dessa vez isso mudou, pois as demais publicaram 144.

Dessas 144 restante, JBC foi a que mais publicou com 59 (doze a mais que em 2024) seguida da NewPOP com 35 (três a mais que 2024). Os detalhes sobre essas publicações você verá na seção “Editoras”.

Vejam agora os gráficos mostrando a distribuição das séries pelas editoras e a comparação dos últimos anos com as três principais empresas.

MANGÁS NOVOS

Falar do número séries não passa uma ideia totalmente certa sobre o mercado, é preciso olhar também o número de estreias, o número de mangás novos.

Das 261 obras, 114 começaram a ser publicados no Brasil em 2025, enquanto 147 vieram de anos anteriores. Em comparação com os anos precedentes, foi também o recorde tanto de estreias, quanto de obras que vieram de anos anteriores.

Um detalhe que chama a atenção é que houve um descolamento entre obras novas e obras já em publicação. Até então, os dois números viviam colados, mas em 2025 as séries antigas tiveram um salto que não se via desde 2020, quando houve poucas estreias por conta do primeiro ano da pandemia.

Ao contrário daquele ano, como dito, houve também um aumento no número de novidades, mas não foi tão grande quanto o número de obras vindas de ano anteriores.

No que se refere às editoras, a Panini foi a que mais publicou novidades com 43 (uma a mais que 2024), seguida da JBC com 19 (duas a mais que 2024) e da NewPOP com 17 (uma a menos que em 2024). A MPEG lançou 8 (três a mais que 2024). Vejam o gráfico a seguir com todas as empresas.

Apesar de um aumento pequeno em 2025, a Panini continua em um viés de alta nos últimos anos (ou seja, está publicando sempre mais novidades), JBC e NewPOP, por sua vez, deram uma estabilizada.

VOLUMES ÚNICOS

Outro detalhe importante a se observar são os volumes únicos. O número de novidades é alto, o maior número da história, mas quantos desses 114 foram volumes únicos? Ao examinar todos eles percebemos que 34 são volumes únicos, enquanto 80 possuíam mais de um volume.

Em relação a 2024 houve um aumento de 10 volumes únicos, mas em compensação o número de séries com mais de um volume é o maior da história superando 2024 em duas obras.

A NewPOP foi a editora que mais publicou volumes únicos (10), e a Panini a que mais publicou obras com mais de um volume (41). A JBC foi a segunda colocada em ambos os quesitos com 8 e 11 respectivamente.

A MPEG, por sua vez, teve o mesmo número de obras com mais de um volume que a editora NewPOP, mas os títulos da novata possuíam mais volumes do que a da editora veterana.

MANGÁS INÉDITOS X REPUBLICAÇÕES

Também é muito necessário verificar a relação entre títulos inéditos e republicações. Sim, pois, volta e meia as editoras trazem mangás lançados no passado em outra roupagem. Em 2025, das 114 novidades, 103 eram mangás inéditos, enquanto 11 se tratavam de republicações.

No período 2017-2025, é o ano com mais republicações (empatado com 2022). Também é o ano com mais mangás inéditos, nesse caso (podemos precisar, já que nunca se publicou tantos títulos) de toda a história do mercado brasileiro de mangás.

Se torna imperioso mencionar que não fazem parte da contagem mangás que retornaram em caixas (como Aoharaido e Gantz) ou reposição em outro tipo de papel (como Blue Exorcist e Fire Punch) por, a rigor, não serem necessariamente novas edições.

Assim sendo, as 11 republicações que fazem parte da contagem são as seguintes:

  • 20th Century Boys (Panini)
  • Cardcaptor Sakura – Edição Especial Para o Café Temático da Série (JBC)
  • Dororo (NewPOP)
  • Na Prisão (Comix Zone)
  • O Cão que Guarda As Estrelas – Edição Especial (JBC)
  • O Vampiro que Ri (Pipoca & Nanquim)
  • Old Boy (Comix Zone)
  • Sanctuary (JBC)
  • Stitch!  (Universo dos Livros)
  • Tokyo Babylon (Panini)
  • X (Panini)

Dessas onze republicações, apenas dois são volumes únicos O Cão que Guarda As Estrelas – Edição Especial e Na Prisão. Acerca do primeiro, ele tem um conteúdo extra que não existia na publicação anterior.

PUBLICAÇÕES CONCLUÍDAS

Já falamos do total de séries, de lançamentos, volumes únicos e republicações, falta, porém, analisarmos um pouco as obras que foram concluídas durante o ano.

Sim, pois, se é muito legal vermos mais e mais obras, se é fascinante começar uma coleção nova aqui e ali, também é muito bom terminar uma. Então, para concluir esta seção, gostaríamos de expor a vocês o número de mangás que tiveram suas publicações findadas no Brasil em 2025.

Ao todo 49 obras foram concluídas no Brasil durante o ano passado. Dentre os anos recentes, 2025 só perde para 2023 quando 54 mangás foram encerrados.

Um total de 7 editoras tiveram séries encerradas durante o ano, sendo a Panini a que mais concluiu obras com 23 no total. JBC com 11 e NewPOP com 10 vêm em seguida. Em relação a 2024, as três principais editoras tiveram um aumento no número de mangás encerrados.

Ainda falando dos mangás concluídos durante o ano, dos 49 encerramentos, 10 deles se iniciaram também em 2025. A maioria se trata de mangás de dois ou três volumes. O que mais se distanciou disso foi Hara Hara Sensei: A Professora Bomba-Relógio, que teve quatro volumes.

Dos 39 mangás que vieram de anos anteriores, 30 deles tinham apenas mais três volumes ou menos a serem lançados. E desses 30, quase a metade deles (14) possuem no máximo 5 volumes no total.

Já do outro lado da ponta, o mangá concluído a ter mais volumes lançados durante o ano foi Tokyo Revengers, com 7 números publicados em 2025.

Por sua vez, os títulos concluídos a terem mais volumes no total a terem sido concluídos durante o ano foram My Hero Academia (42 volumes no total, sendo 3 publicados em 2025), Komi Não Consegue se Comunicar (37 volumes no total, sendo 6 publicados em 2025), o próprio Tokyo Revengers (31 volumes) e Jujutsu Kaisen: Batalha de Feiticeiros (30 volumes no total, sendo 4 lançados em 2025).

***

Por fim, fora tudo isso, dois outros mangás nos deixaram em 2025, Um Homem e seu GatoWatch Dogs Tokyo, que terminaram incompletos no Brasil com o fim da linha de mangás da editora Mythos.



PREÇOS



Nesta seção, iremos falar um pouco sobre os preços dos mangás publicados no Brasil em 2025. Inicialmente falaremos dos preços das estreias do ano e depois falaremos dos preços dos volumes em geral.

O que todos já sabem de antemão, evidentemente, é que os preços continuaram como nos últimos anos, bastante elevados, e com reajustes acima da inflação e do Salário Mínimo, tornando os produtos cada vez mais impeditivos para a maior parte do público.

Por outro lado, tivemos a iniciativa da editora MPEG de não reajustar os valores durante o ano e de lançar um mangá em formato 2 em 1 com um preço que não era visto desde 2018. Vejamos a seguir em detalhes…

PREÇOS DAS ESTREIAS

Dentre os lançamentos de 2025, o menor preço praticado foi R$ 19,90 em um dos volumes 0s do mangá Parasitic City. Se trata de um “extra” do mangá com pouco mais de 30 páginas, todas coloridas. Então é uma publicação atípica.

Depois dele, o menor preço foi R$ 34,90 pela editora Novo Verso. Foi, porém, um volume único de pouco mais de 70 páginas, novamente uma publicação atípica. Depois vieram um mangá da NewPOP por R$ 36,90 e um da Panini por R$ 37,90.

Já os mangás com maior preço custaram R$ 129,90 (um pela Comix Zone), R$ 139,00 (um pela Conrad) e R$ 149,90 (um, também pela Conrad).

O preço mais comum foi R$ 44,90, com 21 obras saindo por esse valor. Depois, R$ 39,90, R$ 49,90 e R$ 59,90 tiveram 9 obras cada uma. A seguir compartilhamos os preços e as obras que foram publicadas por cada valor:

R$ 19,90

Parasitic City (Conrad) Capa Cartão e Lombada Canoa, 32 páginas.

R$ 34,90

A Sala Secreta do Lago (Novo Verso) Capa Cartão, 70 páginas

R$ 36,90

Tocando a Sua Noite (NewPOP) Edição Comum Pocket

R$ 37,90

O Homem de Gelo e Sua Fria Colega de Trabalho (Panini) Edição com Sobrecapa

R$ 39,90

10 Dance (MPEG) Edição com Sobrecapa
Correspondência do Fim do Universo (Baú) Edição com Sobrecapa
Dicas de Férias de Um Nobre Gentil (MPEG) Edição com Sobrecapa
O Fim das Minhas Noites de Solidão (MPEG) Edição com Sobrecapa
O Íntimo de Mari (NewPOP) Edição Comum Pocket
Re Cervin (Panini) Edição Comum
Se Quiser, É Só Pedir… (MPEG) Edição com Sobrecapa
She Is Beautiful (Panini) Edição Comum
The Fragrant Flower Blooms With Dignity (MPEG) Edição com Sobrecapa

R$ 40,90

Hara Hara Sensei: A Professora Bomba-Relógio (Panini) Edição Comum
Meu Casamento Feliz (Panini) Edição Comum

R$ 42,00

Minha Fuga Alcoólica da Realidade (NewPOP) Edição Comum

R$ 42,90

Afterglow (NewPOP) Edição Comum Pocket
Fuja Comigo, Garota (NewPOP) Edição Comum Pocket
Hajime no Ippo (MPEG) Edição 2 em 1 com Sobrecapa
Meu Final Feliz (NewPOP) Edição Pocket com Sobrecapa
Meu Ursinho Zangado (NewPOP) Edição Pocket com Sobrecapa
O Sabor do Melão (NewPOP) Edição Comum Pocket
Pássaros que Cantam Não Podem Voar (NewPOP) Edição Comum Pocket
Sleeping Dead (NewPOP) Edição Comum Pocket

R$ 43,90

Como Conheci a Minha Alma Gêmea (Panini) Edição Comum
Daemons do Reino das Sombras (JBC) Edição Comum
ON/OFF: Entre o Profissional e o Pessoal (Panini) Edição com Sobrecapa
Pokémon X & Y (Panini) Edição Comum
Será que Esse Amor é Irresistível? (Panini) Edição Comum
Show-ha Shoten! (JBC) Edição Comum
Strobe Edge (Panini) Edição Comum
Wistoria: Wand & Sword Edição Comum

R$ 44,90

A Casa Estranha (Panini) Edição Comum
A Nossa Refeição (NewPOP) Edição Comum Pocket
CC Sakura – Edição Especial Para o Café Temático da Série (JBC) Edição com Sobrecapa
DRCL – Midnight Children (Panini) Edição Comum
Honey Lemon Soda (Panini) Edição Comum
Kagurabachi (Panini) Edição Comum
Katana Beast: O Espadachim Selvagem (Panini) Edição Comum
Lili-Men (Panini) Edição Comum
Man of Rust (Panini) Edição Comum
Mangaká da Favela (Panini) Edição Comum
Medalist (JBC) Edição Comum
O Longo Verão de 31 de Agosto (Panini) Edição Comum
One Piece Episode A (Panini) Edição Comum
Os Filhos da Família Shiunji (Panini) Edição Comum
Pink Heart Jam (JBC) Edição Pocket com Orelhas
Ruri Dragon (Panini) Edição Comum
Sob a Luz da Lua (JBC) Edição Comum
Stitch! (Universo dos Livros) Edição Comum
Tower Dungeon (Panini) Edição com Sobrecapa
Versus (JBC) Edição Comum
Wild Strawberry (Panini) Edição Comum

R$ 46,90

Como Acabei Num Encontro Só de Garotos (Panini) Edição Comum
Salaryman Z (Panini) Edição Comum

R$ 47,90

Bakuon Rettou: Arquipélago de Motores (Panini) Edição Comum
Home (JBC) Edição Pocket com Orelhas
Vampeerz (JBC) Edição Pocket com Orelhas

R$ 49,90

Asadora! (Panini) Edição Comum
Galaxias (Panini) Edição Comum
Licorys Recoil (Panini) Edição Comum
Lion Hearts (NewPOP) Edição Comum Pocket
Minha História de Amor com Yamada-kun Nível 999 (Galera Record) Edição Comum
Ouço Raios de Luz: Teoria da Felicidade (NewPOP) Edição Pocket com Sobrecapa
Tokyo Babylon – CLAMP PREMIUM COLLECTION (Panini) Edição com Sobrecapa
Twisted-Wonderland: Livro de Heartslabyul (Universo dos Livros) Edição Comum
X – CLAMP PREMIUM COLLECTION (Panini) Edição com Sobrecapa

R$ 54,90

Jojo’s Bizarre Adventure: Parte 7 – Steel Ball Run (Panini) Edição Comum com Orelhas

R$ 55,90

Lycoris Recoil: Antologia Oficial React (Panini) Edição Comum
Lycoris Recoil: Antologia Oficial Reload (Panini) Edição Comum
Lycoris Recoil: Antologia Oficial Repeat (Panini) Edição Comum

R$ 59,90

A Cor que Caiu do Espaço (JBC) Edição Premium com Orelhas
A Prisão no Céu (JBC) Edição Premium com Orelhas
Beck (MPEG) Edição 2 em 1 com Sobrecapa
Elden Ring: Become Lord (Panini) Edição com Sobrecapa (?)
Fobia (JBC) Edição Premium com Orelhas
Foi Olhando Para Você… (Taverna do Rei) Edição 1,5 em 1 com Sobrecapa
Nodame Cantabile (MPEG) Edição 2 em 1 com Sobrecapa
O Chamado de Cthulhu (JBC) Edição Premium com Orelhas
O Habitante da Escuridão (JBC) Edição Premium com Orelhas

R$ 64,90

A Menina do Outro Lado: Dear (Darkside Books) Edição Premium em Capa Dura
As Viajantes do Fim (Baú) Edição 2 em 1 com Sobrecapa

R$ 69,90

20th Century Boys – Edição Definitiva (Panini) Edição 2 em 1 com Sobrecapa
Dano Cerebral (Comix Zone) Edição Premium com Sobrecapa
Kaikisen: Retorno ao Mar (NewPOP) Edição Comum
Takemitsu Zamurai: O Samurai da Espada de Bambu (JBC) Edição Premium com Sobrecapa

R$ 74,90

Baoh: O Visitante (Panini) Edição 2 em 1
Na Prisão (Comix Zone) Edição Premium com Sobrecapa
New York, New York (Panini) Edição 2 em 1
Shigahime (Darkside Books) Edição Premium Pocket em Capa Dura
Tougen Anki: A Lenda do Sangue Maldito (Panini) Edição 2 em 1

R$ 79,90

Gaia (Darkside Books) Edição Premium em Capa Dura
Happyland: Parque de Diversões do Inferno (Conrad) Edição 2 em 1
My Little Monster (NewPOP) Edição 2 em 1
O Vampiro que Ri (Pipoca & Nanquim) Edição Premium com Sobrecapa

R$ 84,90

Sanctuary (JBC) Edição Premium +- 2 em 1 com Orelhas
Shigurui: Frenesi da Morte (Pipoca & Nanquim) Edição Premium +- 2 em 1 com Sobrecapa

R$ 86,90

Suiki: Território das Águas (NewPOP) Edição 2 em 1

R$ 89,90

Almanaque das Estações (Pipoca & Nanquim) Edição Premium 2 em 1 com Sobrecapa
Dororo (NewPOP) Edição Premium 2 em 1 com Orelhas
Garota à Beira-Mar (JBC) Edição Premium 2 em 1 com Orelhas
O Cão que Guarda As Estrelas – Edição Especial (JBC) Edição Premium 2 em 1 com Orelhas
Pino (JBC) Edição Premium com Orelhas
PTSD Radio: Frequências do Terror (Pipoca & Nanquim) Edição Premium 2 em 1 com Sobrecapa
Violência & Paz (Darkside Books) Edição Premium em Capa Dura

R$ 90,00

Sala de Aula à Deriva (Devir) Edição Premium 2 em 1 com Orelhas

R$ 95,90

Billy Bat (Panini) Edição 2 em 1 com Sobrecapa

R$ 99,90

Pesadelos Completos (Darkside Books) Edição Premium em Capa Dura

R$ 109,90

Engolidos pela Terra (Darkside Books) Edição Premium 2 em 1 em Capa Dura
Fóssil dos Sonhos (Pipoca & Nanquim) Edição Premium 2 em 1 com Sobrecapa
Nejishiki (Veneta) Edição Premium em Capa Dura

R$ 129,90

Old Boy (Comix Zone) Edição Premium +- 3 em 1 com Sobrecapa

R$ 139,00

Okinawa (Conrad) Edição Premium 2 em 1 em Capa Dura

R$ 149,90

12 Cores (Conrad) Edição Premium 2 em 1 com Orelhas

Como tivemos um mangá bem atípico (o volume 0.1 de Parasitic City), o preço mais baixo de um lançamento teve uma queda pela primeira vez desde que fazemos esse levantamento. De todo modo, o menor preço é sempre uma exceção e nunca representa os valores mais praticados.

Já quando falamos do preço mais comum de um lançamento, ele representa melhor os preços do ano, pois ele sempre dá uma média (para cima ou para baixo) do que é praticado pelas principais editoras brasileiras.

Como é possível ver no gráfico abaixo, temos um aumento constante, ano após ano, e isso mostra bem o preço dos “mangás básicos”.

O mangá com maior preço atualmente é Ayako, da editora Veneta, que foi reimpresso em 2025 custando R$ 189,90. Quando ele foi lançado pela primeira vez ele já ocupou esse posto e agora volta. Entretanto, ele não entra na nossa lista, pois é uma reimpressão.

Dentre os lançamentos o preço mais alto em 2025 foi R$ 149,90 e com ele vemos, pelo segundo ano seguido, uma queda no maior preço praticado. Provavelmente isso não se repetirá em 2026 (pois tem algumas edições 3 em 1 que devem vir custando o olho da cara), mas é legal ver que ao menor nesse quesito não tivemos aumento atrás de aumento.

PREÇOS DOS VOLUMES

Acima conversamos sobre os lançamentos, mas agora voltemos a palestrar sobre o número de volumes totais. Ou os preços deles.

Em 2025, nós tivemos dois mangás distribuídos gratuitamente, trata-se da amostra de The Ancient Magus Bride para O Dia do quadrinho Grátis e a amostra bilíngue de Mangaká da Favela, distribuído em alguns eventos. Tirando eles, o preço mais baixo foi R$ 19,90, no já citado volume 0.1 de Parasitic City. A partir daí só tivemos mangás acima de R$ 30,00.

Já os preços mais altos ficaram com os três volumes finais de Battle Royale (o último saiu a R$ 174,90 e os outros a R$ 169,90), seguido do volume final de Ikkyu (R$ 159,90) e o lançamento 12 Cores (R$ 149,90)

A seguir listamos todos os preços praticados durante o ano e a quantidade de volumes que cada preço teve.

  • Grátis (2 volumes)
  • R$ 19,90 (1 volume)
  • R$ 31,90 (2 volumes)
  • R$ 32,90 (7 volumes)
  • R$ 34,90 (3 volumes)
  • R$ 36,90 (8 volumes)
  • R$ 37,90 (10 volumes)
  • R$ 38,90 (2 volumes)
  • R$ 39,90 (42 volumes)
  • R$ 40,00 (1 volume)
  • R$ 40,90 (15 volumes)
  • R$ 41,90 (11 volumes)
  • R$ 42,00 (1 volume)
  • R$ 42,90 (12 volumes)
  • R$ 43,90 (192 volumes)
  • R$ 44,00 (4 volumes)
  • R$ 44,90 (138 volumes)
  • R$ 46,90 (8 volumes)
  • R$ 47,90 (15 volumes)
  • R$ 49,90 (33 volumes)
  • R$ 54,90 (14 volumes)
  • R$ 55,90 (12 volumes)
  • R$ 59,90 (12 volumes)
  • R$ 63,90 (12 volumes)
  • R$ 64,90 (5 volumes)
  • R$ 65,90 (1 volume)
  • R$ 69,90 (17 volumes)
  • R$ 74,90 (22 volumes)
  • R$ 79,90 (7 volumes)
  • R$ 82,90 (5 volumes)
  • R$ 84,90 (8 volumes)
  • R$ 86,90 (1 volume)
  • R$ 87,90 (7 volumes)
  • R$ 89,90 (8 volumes)
  • R$ 90,00 (3 volumes)
  • R$ 93,90 (7 volumes)
  • R$ 94,90 (1 volume)
  • R$ 95,90 (5 volumes)
  • R$ 99,90 (5 volumes)
  • R$ 104,90 (2 volumes)
  • R$ 109,90 (3 volumes)
  • R$ 129,90 (3 volumes)
  • R$ 130,00 (1 volume)
  • R$ 139,00 (1 volume)
  • R$ 142,90 (2 volumes)
  • R$ 149,90 (1 volume)
  • R$ 159,90 (1 volume)
  • R$ 169,90 (2 volumes)
  • R$ 174,90 (1 volume)

Como observado, os preços mais praticados durante o ano foram R$ 43,90 (192 volumes) e R$ 44,90 (138 volumes). Normalmente, os dois preços mais praticados costumam corresponder a mais de 50% das publicações do ano, mas em 2025 esse número foi menor.

Acredito que isso se deva a três fatores: algumas publicações “básicas” da JBC que vieram em um formato levemente melhor e com um preço mais elevado, a MPEG ter mantido os preços mais baixos em 2025 e alguns mangás da Panini que eram para ter sido publicados em 2024, mas atrasaram muito e só foram publicados em 2025 ainda com o preço antigo.

Independente disso, ao ver a evolução do preço mais praticado ao longos dos últimos anos é possível ver também como se comportaram os principais reajustes de preço. Em 2020, o preço mais comum foi R$ 22,90, em 2022 já estava em R$ 34,90 e em 2025 o valor subiu para R$ 43,90.

Como dito, a soma dos dois preços mais praticados não representou pelo menos 50% dos volumes lançados pela primeira vez desde que fazemos esse levantamento.

Além disso, olhando os gráficos a seguir é possível notar que há uma queda nesse percentual nos últimos anos. Isso poderia significar que mais e mais as editoras estão abandonando os preços e formato fixos que era regra até pouco tempo atrás. Esse processo já se via nos mangás premium, mas talvez tenha começado a chegar nos básicos também…

GASTO TOTAL E MÉDIA

No passado, muita gente conseguia comprar tudo o que saía no Brasil. Não exatamente porque o preço era mais baixo, mas sim porque saía pouco mangá. Só que os preços dos mangás foram aumentando e o número de lançamentos também, daí que hoje em dia é impossível comprar tudo o que sai.

Ainda assim, a gente mostra a vocês o quanto você gastaria se comprasse todos os mangás que foram publicados no Brasil. Em 2025, você gastaria mais de R$ 35,000 para comprar tudo o que saiu no país. São mais de quatro mil a mais do que em 2024.

Além do valor total, a gente também mostra a vocês a média de preço. Isto é, a soma de todos os valores, divididos pela quantidade de volumes.

Em 2025, a média ficou em R$ 52,65. Em 2024, havia sido R$ 47,51. Vejam o gráfico mostrando desde 2017.

Para encerrar essa seção, vale frisar que os preços mais praticados no Brasil em 2025 foram R$ 43,90 e R$ 44,90. A média de R$ 52,65 inclui os preços mais baixos, com os mais altos e divide tudo. Ou seja, isso é só uma referência.



EDITORAS



Nesta última seção iremos falar das editoras de mangás no Brasil. O ano de 2025 foi o que mais teve editoras publicndo ao menos um mangá no Brasil, com 16 no total. É o maior número da história, superando 2023 quando 14 empresas estavam no mercado

Em 2024 foram apenas 11 e todas elas se mantiveram para 2025. As cinco extras deste ano são empresas novas no ramo, a saber: Baú (editora realmente novata e focada em mangás), Novo Verso (também novata e igualmente focada em mangás) Galera Record, Taverna do Rei e Universo dos Livros.

No período de 2015 a 2025, 17 editoras publicaram um volume de mangá pela primeira vez no Brasil, algumas se mantiveram no mercado, outras foram apenas lançamentos esporádicos.

Em 2017, surgiram Devir e Darkside Books e as duas, guardadas as devidas proporções, estão ativas até hoje. Em 2018, foi a vez da Pipoca & Nanquim e da Veneta e as duas igualmente seguem firme e forte.

Em 2019, 2020 e 2021 tivemos editoras com publicações esporádicas, no caso a Agir (A Mágica da Arrumação em Quadrinhos), Todavia (Dementia 21) e Telucazu Edições (A História de Buda em Mangá). Em 2022 não tivemos nenhuma e 2023, nós havíamos tido 4 novatas (Mythos, MPEG, Skript, Excelsior). Dessas quatro, Mythos e MPEG publicaram em 2025, mas a Mythos anunciou a sua retirada desse segmento.

Em 2024, apenas a Comix Zone entrou no mercado. Em 2025, como dito, foram cinco novas empresas e todas elas devem continuar para 2026.

Além dessas empresas, é preciso citar outras duas. A editora Estação Liberdade e a Tundra devem publicar um mangá novo em 2026. A Tundra, inclusive, está com uma campanha no Catarse nesse momento.

***

Dito isso, a seguir falaremos, uma a uma, das editoras de mangás do Brasil. Começaremos falando das três principais (Panini, JBC e NewPOP) e em seguida falaremos das outras, em ordem alfabética.


DETALHANDO A EDITORA PANINI


Assim como ocorre todos os anos, a Panini é a editora que mais publicou mangás no Brasil durante 2025 e a gente pode dizer que é ela que leva esse mercado nas costas já que mais de 50% das publicações são suas. Mesmo com os atrasos constantes de 2024 (que a editora começou a resolver em meados de 2025) isso não mudou e ela continuou anos luz de distância das concorrentes.

No entanto, como a empresa deu uma reduzida na metade do ano para buscar eliminar de vez os problemas com atrasos, houve uma pequena diminuição de suas publicações, com “””apenas””” 394 volumes lançados.

É o segundo ano seguido de queda, mas ainda assim é o terceiro ano com mais volumes publicados da história da editora, perdendo apenas para 2023 e 2024 respectivamente. Vejam o gráfico a seguir, ano a ano.

Se o número de volumes diminuiu, o mesmo não se pode dizer sobre o número de séries que estiveram presentes durante o ano. Foram 117 séries no total, contra 114 de 2024. Isso representou o sétimo ano seguido de recorde pela editora Panini. Vejam o gráfico a seguir:

Dessas 117 séries que circularam durante o ano, 43 foram estreias, enquanto 74 vieram de anos anteriores. Das estreias tivemos dois volumes únicos e quarenta e uma obras com mais de um volume.

Dos 41 mangás com mais de um volume, 4 foram concluídos durante o ano. Já das 74 séries vindas de outros anos, 19 foram concluídas.

Assim, das 117 séries, 25 delas (dois volumes únicos e outros 23 mangás) se despediram durante o ano e 92 permanecem para 2026 e anos posteriores.

Falando das obras em si, os atrasos de 2024 e a tentativa da editora de colocar a casa em ordem em 2025 fez com que não tivéssemos muitos mangás mensais durante o ano.

Assim, o título a ganhar mais volumes foi Não Mexa Comigo, Nagatoro, com 11 volumes, seguido de Initial D com 10. Strobe Edge, Ragna Crimson, One Piece – Edição 3 em 1 e Jojo’s Bizarre Advente: Parte 7: Steel Ball Run tiveram 8 volume cada um.

A seguir você verá a lista completa de mangás da Panini que ganharam ao menos um volume durante o ano de 2025.

TÍTULO VOLUMES
20th Century Boys – Edição Definitiva #01 a #05
A Casa Estranha #01 a #04
A Lança Lendária e o Escudo Impenetrável #03 e #04
After God #04 a #08
Asadora! #01 e #02
Ataque dos Titãs – Edição 2 em 1 #12 a #17 (FINAL)
Bakuon Rettou: Arquipélago de Motores #01 e #02
Baoh: O Visitante Volume Único
Batman: Justiça Presente #04 (FINAL)
Billy Bat #01 a #05
Bleach Remix #26 (FINAL)
Blue Lock #27, #27 (blind pack), #28 a #32
Blue Period #16
Bungo Stray Dogs #25 e #26
Caçando Dragões #17, #18 e #19
Canções da Noite #19 e #20 (FINAL)
Chainsaw Man #18 a #20
Chaos Game #04 e #05 (FINAL)
Choujin X #09, #10 e #11
Como Acabei Num Encontro Só de Garotos #01 a #05
Como Conheci A Minha Alma Gêmea #01 a #03
Companhia das Garotas Mágicas Magilumiere #07 a #11
Dandadan #12 a #17
Delicious In Dungeon: Calabouços e Delicias #10 a #14 (FINAL)
Demon Slayer Academia! #03 a #06 (FINAL)
Diários de uma Apotecária #10 a #15
Dragon Ball Super #24
DRCL: Midnight Children #01 a #04
Elden Ring: Become Lord #01 e #02 (FINAL)
Elden Ring: O Caminho Para Térvore #06, #07 e #08
Frieren e a Jornada Para o Além #12, #12 (ed. especial), #13 e #14
Gachiakuta #01 (capa variante), #07 a #12
Galaxias #01
Goblin Slayer #16
Gokurakugai #04 e #05
Gokushufudou: Tatsu Imortal #15
Hanako-kun e os Mistérios do Colégio Kamome #22, #23 e #24
Hara Hara Sensei: A Professora Bomba-Relógio #01 a #04 (FINAL)
Hirayasumi: Uma Pausa Relaxante em uma Casa Térrea #04 a #08
Honey Lemon Soda #01 a #06
Initial D #02 a #11
Jojo’s Bizarre Adventure: Parte 6 – Stone Ocean #09, #10 e #11 (FINAL)
Jojo’s Bizarre Adventure: Parte 7 – Steel Ball Run #01 a #08
Jujutsu Kaisen: Batalha de Feiticeiros #27 a #30 (FINAL)
Kagurabachi #01 a #04
Kaiju Nº8 #13 a #15
Katana Beast: O Espadachim Selvagem #01 a #03
Komi Não Consegue se Comunicar #32 a #37 (FINAL)
KonoSuba: Abençoado Mundo Maravilhoso! #19 e #20
Lili-Men #01 a #04
Lycoris Recoil #01 a #06
Lycoris Recoil: Antologia Oficial React Volume Único
Lycoris Recoil: Antologia Oficial Reload #01 a #03 (FINAL)
Lycoris Recoil: Antologia Oficial Repeat #01 a #03 (FINAL)
Mabataki Yori Hayaku!! #09 a #12 (FINAL)
Man of Rust #01
Mangaká da Favela #01 e Amostra Bilingue
MAO #20 a #23
Marriage Toxin #04 a #08
Mashle: Magia e Músculos #17 e #18 (FINAL)
Mermaid Melody: Pichi Pichi Pitch #02 e #03 (FINAL)
Meu Casamento Feliz #01, #02 e #03
Mieruko-chan #11 e #12
Minha Adorável Cosplayer #14
Missão: Família Yozakura #22 a #26
Mob Psycho 100 – Edição 2 em 1 #08 (FINAL)
Mononogatari: Espíritos Possessores #16 (FINAL)
Mushoku Tensei: Uma Segunda Chance #21 e #22
Namorada de Aluguel #37 a #39
Não Mexa Comigo, Nagatoro #07 a #17
New York, New York #01
O Guarda-Costas de Honeko Akabane #06 a #09
O Homem de Gelo e Sua Fria Colega de Trabalho #01 a #06
O Longo Verão de 31 de Agosto #01 a #05
O Paraíso Ilusório #11
O Verão em que Hikaru Morreu #05 e #06
ON/OFF: Entre o Profissional e o Pessoal #01, #02 e #03
One Piece #109, #110 e #111
One Piece – Edição 3 em 1 #30 a #37
One Piece – Episode A #01
One-Punch Man #31, #32 e #33
Orbe: Sobre os Movimentos da Terra #08 (FINAL)
Os Dias de Folga do Vilão #04 a #07
Os Filhos da Família Shiunji #01 a #05
Oshi no Ko: Minha Estrela Preferida #13 a #16 (FINAL)
Pluto – Edição de Luxo #03 a #08 (FINAL)
Pokémon Black 2 & White 2 #03 (FINAL)
Pokémon X & Y #01, #02 e #03
Ragna Crimson #08 a #15
Re Cervin #01, #02 e #03
Re:Zero – Capítulo 4: O Santuário e a Bruxa da Ganância #09, #10 e #11
Rooster Fighter: O Galo Lutador #08 e #09
Ruri Dragon #01 e #02
Sakamoto Days #13 a #18
Salaryman Z #01 e #02
Sasaki e Miyano #10
Será Que Esse Amor É Irresistível? #01 a #04
Seraph of the End #33 e #34
Shangri-la Frontier #16 a #21
She is Beautiful #01 e #02
Spy x Family #14 e #15
Strobe Edge #01 a #08
Tanya the Evil #30
The Elusive Samurai #11 a #14
Thunder 3 #04 a #08
Tokyo Babylon –  CLAMP PREMIUM COLLECTION #01, #02 e #03
Tougen Anki: A Lenda do Sangue Maldito #01
Tower Dungeon #01 e #02
Um Amor Impossível! Ou não… #07
Undead Unluck #20
Vinland Saga #28
Você me Deixa sem Fôlego #04 e #05
Vou me apaixonar por você mesmo assim #07 a #10
Wild Strawberry #01 e #02
Wind Breaker #16 a #21
Wistoria: Wand & Sword #01
X –  CLAMP PREMIUM COLLECTION #01 a #04

Nesta postagem não falamos de reimpressões, então nenhuma delas está listada e nem faz parte dos números. O mesmo vale para os boxes. Assim obras como Gantz, Dragon Ball e Aoharaido não fazem parte da lista.

OBRAS PARADAS DA PANINI

Também é importante lembrar as obras paradas, que estão há muito tempo sem volume novo ou que ficaram no limbo e não apareceram em 2025. Falaremos de cada uma delas a seguir…

1) OBRAS QUE GANHARAM VOLUMES EM 2025, MAS ESTÃO PARADAS NO MOMENTO

  • Choujin X (11 de 14+): parado desde maio, quando saiu o volume #11. Não ganhou mais volumes durante o ano. O próximo está em pré-venda para fevereiro de 2026.
  • The Elusive Samurai: (14 de 23+): parado desde agosto, quando saiu o volume #14. Não ganhou mais volumes durante o ano e também não há pré-venda dele nem para janeiro, nem para fevereiro.
  • Tanya the Evil (30 de 33+): parado desde abril. O próximo está previsto para janeiro de 2026.
  • Undead Unluck (20 de 27): parado desde fevereiro. Chegou a ter o volume #21 colocado em pré-venda, mas foi tirado do ar alguns meses depois. Não há informação de retorno.

2) OBRAS QUE TINHAM VOLUMES A LANÇAR, MAS NÃO SAÍRAM NO BRASIL EM 2025:

  • 10 coisas para fazer antes dos 40 (1 de 2): essa obra possuía originalmente apenas um volume, mas ganhou um segundo volume que saiu em 02/2025 no Japão. A Panini não o trouxe durante o ano.
  • Atelier of Witch Hat (13 de 15+): o volume #14 saiu em 04/2025 no Japão e a Panini não conseguiu lançá-lo a tempo no Brasil, mas já está em pré-venda para 02/2026.
  • BEAST COMPLEX (3 de 4): a obra havia sido encerrada em 3 volumes, mas foram feitos novos capítulos com o tempo, até gerar um volume novo, lançado em 12/2024 no Japão. A Panini não o publicou em 2025.
  • D.Gray-Man (27 de 29+): obra irregular no Japão, ganha volumes apenas eventualmente. O volume #28 saiu em 10/2022 no Japão e até o momento ainda não tem data para sair no Brasil.
  • Kemono Jihen: Incidentes Sobrenaturais (20 de 24+): o volume mais recente lançado no Brasil foi  o #20 em julho de 2024. O #21 chegou a entrar em pré-venda, mas a editora tirou do ar meses depois. Não há informação de retorno da obra.
  • O Incidente de Darwin (7 de 10+): o volume mais recente lançado no Brasil saiu em 11/2024, quando encostou com a publicação japonesa. Saíram 3 volumes no Japão desde então e nem sinal de sair no Brasil.
  • Ore Monogatari!!  – Minha História (13 de 14): em abril de 2024, o mangá Dr. Stone ganhou um volume extra no Japão e este prontamente foi trazido ao Brasil pela Panini. No mesmo mês de abril, também saiu um volume extra de Ore Monogatari!! – Minha História, mas esse não teve a mesma sorte e até agora nem sinal de sua publicação por aqui. A Panini jamais mencionou ele, então não se sabe se virá ou não.
  • Real (15 de 16+): obra irregular no Japão. O volume #16 saiu em 08/2024 no Japão. A editora não publicou o novo volume em 2025, mas ele já está em pré-venda, previsto para 01/2026.
  • Triage X (18 de 30+): último volume lançado no Brasil em novembro de 2019. Não há nenhuma previsão de publicação do restante dos volumes.
  • Yarichin Bitch Club (5 de 6+): obra irregular no Japão. O sexto volume saiu em 12/2024 no Japão. A Panini não publicou o novo volume em 2025.
  • Vampire Knight: Memories (8 de 11): obra de publicação lenta no Japão, mas foi encerrada recentemente em 11 volumes. A Panini tinha os volumes #09 e #10 para lançar em 2025, mas ficaram no limbo.
  • Vinland Saga – Edição 2 em 1 (13 de 14? ou 15?): o mangá foi encerrado recentemente em 29 volumes. A Panini não falou nada sobre ele, então não sabemos se o #14 será um 2 em 1 e o #15 será lançado sozinho ou se o #14 será um 3 em 1 e se encerrará ali.

3) OBRAS QUE ENCOSTARAM COM A PUBLICAÇÃO JAPONESA

  • As Memórias de Vanitas (11 de 11+): em dia com a publicação japonesa. A Panini tem que aguardar sair novos volumes no Japão.
  • Berserk // Edição Clássica (84 de 86+): obra de publicação lenta no Japão.  Ganha um volume a novo a cada dois anos por lá e o mais recente foi em agosto de 2025. Então não houve tempo hábil para sair aqui.
  • Berserk // Nova Edição (42 de 43+): obra de publicação lenta no Japão. Ganha um volume a novo a cada dois anos por lá. Então não houve tempo hábil para sair aqui.
  • Black Butler (34 de 35+): obra de publicação lenta no Japão. O volume #35 saiu em 11/2025 no Japão, então não houve tempo hábil de sair no Brasil.
  • Black Clover (36 de 37+): o volume #37 foi lançado em 09/2025 no Japão, então não houve tempo hábil de sair no Brasil.
  • Game – Jogo Proibido (5 de 5+): obra irregular no Japão, ganha volumes apenas eventualmente. A editora brasileira está esperando o lançamento de novos volumes por lá.
  • Hanako-kun: Depois da Escola (2 de 2+): obra lenta e irregular no Japão. A editora brasileira está esperando o lançamento de novos volumes por lá.
  • Miraculous: Lady Bug & Cat Noir (3 de 3+): obra de publicação irregular no Japão. A editora brasileira está esperando o lançamento de novos volumes por lá.
  • Vagabond (37 de 37+) – último volume publicado no Japão em julho de 2014. Não há nenhuma previsão da volta da publicação desse mangá no oriente. No Brasil, a Panini já lançou todos os tomos existentes.

OBRAS FUTURAS

Por fim, vejamos a seguir os títulos anunciados pela Panini para 2026:


DETALHANDO A EDITORA JBC


Em 2025, a fusão da JBC com a Companhia das Letras foi concluída, Cassius Medauar voltou para a editora e o número de publicações da empresa aumentou e foi mais regular.

Assim, se em outros anos a gente sentiu que a editora esteve aquém no número de lançamentos, em 2025 a gente viu uma maior estabilidade. Ainda existem melhorias a ser feitas, ainda há algumas obras paradas, mas 2025 foi mesmo de avanço.

Ao todo saíram 153 volumes durante o ano, o maior número de publicações desde 2016 e o quarto maior número da história da JBC, perdendo apenas para 2013, 2014 e 2015.

Em relação às séries, 59 obras ganharam ao menos um volume durante o ano. Foi o ano com mais séries da história da editora, superando os anos de 2023, 2024 e 2015.

Dessas 59 séries, 19 foram estreias, enquanto 40 vieram de anos anteriores. Das 19 novidades, foram 8 volumes únicos e 11 tinham mais de um volume. Desses 11, dois foram concluídos ainda em 2025.

Das 40 obras vindas de anos anteriores, tivemos o fim de 9 delas. Desse modo, das 59 séries, 19 ficaram em 2025 mesmo (8 volumes únicos + 11 conclusões), restando 40 para 2026.

Apesar do significativo aumento das publicações em 2025, a JBC ainda teve bastante séries irregulares e/ou com poucos volumes. Entretanto a gente já nota uma perspectiva de melhora para 2026.

No que concerne aos títulos em si, a obra a ganhar mais volumes foi Tokyo Revengers, com 7 volumes. A seguir cinco obras tiveram 5 volumes publicados, Akane-Banashi, Cardcaptor Sakura – Edição Especial Para o Café Temático, Cavaleiros do Zodíaco – Final Edition, Edens Zero e Skip e Loafer.

Você vê a lista completa de publicações da editora a seguir:

TÍTULO VOLUMES
A Heroica Lenda de Arslan #19 e #20
A Prisão no Céu Volume Único
Akane-Banashi #02 a #06
Alice In Borderland #05 e #06
Ao Ashi: Craques da Bola #11 a #14
Astro Boy #02 e #03
Blanc #02 (FINAL)
Blue Box #03 a #06
Blue Exorcist #29, #30 e #31
Cardcaptor Sakura – Edição Especial Para o Café Temático #01 a #05
Cardcaptor Sakura Clear Card Arc #15 e #16 (FINAL)
Cavaleiros do Zodíaco – Final Edition #02 a #06
Cavaleiros do Zodíaco – Next Dimension #14, #15 e #16 (FINAL)
Cherry Magic #04, #05 e #06
Daemons do Reino das Sombras #01
Edens Zero #25 a #29
Fênix #04 e #05
Final Fantasy Lost Stranger #09 e #10
Flying Witch #07, #08 e #09
Fobia #01, #02 e #03 (FINAL)
Garota à Beira-Mar Volume Único
H.P. Lovecraft: A Cor que Caiu do Espaço Volume Único
H.P. Lovecraft: O Chamado de Cthulhu Volume Único
H.P. Lovecraft: O Habitante da Escuridão Volume Único
Haikyu!! #15 a #18
Home Volume Único
Hunter x Hunter #38
InuYasha – Wideban #13 a #16
Kamen Rider Kuuga #08 e #09
Leviathan #03 (FINAL)
Medalist #01
My Hero Academia #40, #41 e #42 (FINAL)
My Home Hero #05 e #06
Não Chame de MISTÉRIO #04 #05 e #06
Nausicaä do Vale do Vento #05 e #06
Neon Genesis Evangelion – Collector’s Edition #07 (FINAL)
O Cão que Guarda As Estrelas – Edição Especial Volume Único
Overlord #17, #18 e #19 (FINAL)
Parasyte – Edição Especial Colorida #03, #04 e #05
Pink Heart Jam #01 e #02 (FINAL)
Pino Volume Único
Sailor Moon – Eternal Edition #02 e #03
Sanctuary #01
Sangatsu no Lion: O Leão de Março #08, #09 e #10
Shaman King #10 a #13
Show-ha Shoten! #01 e #02
Skip e Loafer #03 a #07
Sob a Luz da Lua #01, #02 e #03
Soul Eater – Perfect Edition #11, #12 e #13
Suzume #02 e #03 (FINAL)
Takemitsu Zamurai: O Samurai da Espada de Bambu #01 e #02
That Time I Got Reincarnated As a Slime #21, #22 e #23
The Fable #03 a #06
Tokyo Revengers #25 a #31 (FINAL)
Ultraman #19 e #20
Vampeerz #01 a #04
Versus #01 e #02
Yona: A Princesa do Alvorecer #06 a #09
Zom 100: Coisas Para Fazer Antes de Virar Zumbi #08 a #10

OBRAS PARADAS DA JBC

1) GANHARAM VOLUME DURANTE 2025, MAS ESTÃO EM PAUSA NO MOMENTO.

  • Flying Witch (9 de 14+): parado desde 06/2025. Ainda sem previsão de retorno.
  • My Home Hero (6 de 26): parado desde 05/2025. O próximo volume está em pré-venda.
  • Show-ha Shoten! (2 de 11): parado desde 04/2025. Ainda sem previsão de retorno.

2) OBRAS QUE TINHAM VOLUMES A LANÇAR, MAS NÃO SAÍRAM NO BRASIL EM 2025:

  • D.N.Angel (15 de 20): esse é um caso bem atípico. A editora JBC publicou 15 volumes da obra entre 2010 e 2011 e esses eram todos os números que existiam na época. Ela ficou parada durante anos no Japão, com a autora indo fazer outros projetos. Houve o retorno em 2018 e a conclusão em junho de 2021 com mais cinco volumes. A JBC não falava da série, mas em 2024 ela foi levemente mencionada com a empresa dizendo ter o desejo de concluir a obra, mas não sabendo ser possível, tendo em vista que é uma obra antiga, não se saber quantas pessoas desejam o encerramento dela no Brasil, se a licença dos volumes está aberta, etc.
  • Gangsta. (7 de 8+): mais um caso atípico. O volume #08 saiu no Japão em maio de 2018 e passados seis anos a JBC ainda não o publicou por aqui. Em anos anteriores, a JBC chegou a dizer que esperaria sair o volume #09 para poder lançar os dois números juntos. ENTRETANTO, o mangá se encontra parado no oriente devido a graves problemas de saúde da autora, de modo que não existe previsão desse nono tomo. A editora JBC não fala mais da série, então não sabemos quando a obra irá voltar (ou se irá voltar).
  • Terra Formars (22 de 23+): o mangá não ganhava um volume novo no Japão desde novembro de 2018. Recentemente voltou a ser publicado no Japão e ganhou um volume em julho de 2024. A JBC não lançou o novo volume em 2025.

3) OBRAS QUE ENCOSTARAM COM A PUBLICAÇÃO JAPONESA

  • Bastard!! (27 de 27+): a série não ganha um volume novo no Japão desde março de 2012. Não há previsão de quando a obra poderá ser retomada por lá.
  • Freezing (33 de 33+):  a série não ganha um volume novo desde novembro de 2018 e os autores estão fazendo outros projetos nesse meio tempo. Não há previsão de quando a obra será retomada por lá.
  • NANA (21 de 21+):  a série não ganha um volume novo desde 2009 e se encontra devido ao estado de saúda da autora. Não se sabe se algum dia a obra será retomada no Japão.

NOVIDADES

Títulos anunciados para 2026:


DETALHANDO A EDITORA NEWPOP


Assim como em outros anos, a editora NewPOP é a mais decepcionante do mercado brasileiro de mangás. É uma editora independente com quase 20 anos nas costas, tem capacidade de conseguir séries aclamadas pelo público, é a que mais se arrisca explorando gêneros que eram deixados de lado pela concorrência, mas não consegue fazer seus mangás saírem regularmente, inventa desculpas sem sentido para não lançar certas obras, e ainda faz inúmeras promessas e não consegue cumprir.

A grande questão é que a NewPOP acabou atirando para tudo quanto é lado, acumulou um grande número de obras e isso virou uma bola de neve, já que a empresa não tem dinheiro suficiente para lançar tudo o que precisa. Sim, pois, com o tanto de obras que ela tem (sejam anunciadas, sejam em publicação), ela precisaria publicar uns 20 volumes todo mês para conseguir abarcar tudo.

Aí a editora não consegue se organizar, a periodicidade das séries é ruim e a gente tem que ficar ouvindo a editora falar que está “arrumando a casa” (coisa que ouvimos há no mínimo uns 7 anos).

Como resultado, muitas séries ficam paradas, e outras saem a conta-gotas. Para piorar, a empresa agora resolver desovar certas obras lançando tudo de uma vez (como foi o caso dos volumes finais Zero no Tsukaima).

***

Falando de números, 2025 foi o ano mais fraco do último quadriênio em termos de volumes lançados com apenas 55 no total. Ainda assim é bastante alto para os padrões anteriores da editora. Já no que diz respeito às séries, houve um crescimento, passando de 32 para 35 e ficando só atrás de 2022, quando a editora teve 36 obras ganhando ao menos um volume no ano.

Das 35 obras, 10 são volumes únicos e 10 foram encerradas, então apenas 15 seguem para 2026 e anos posteriores. Dentre os mangás encerrados, apenas dois deles começaram durante o ano (Sleeping Dead e O Sabor do Melão), ambos de apenas dois volumes.

A obra a ter mais volumes publicados pela NewPOP foi Record of Ragnarok, com 4 números lançados. Só que mesmo assim ele sofreu com a falta de organização da editora, ficando entre maio e novembro sem ganhar volume.

Quatro mangás tiveram 3 volumes, Zero no Tsukaima e As Flores do Mal (ambos concluídos) e Perfect World e Um Sinal de Afeto (ambos parados desde o primeiro semestre de 2025).

A seguir você vê todos os títulos que tiveram ao menos um volume lançado durante o ano.

TÍTULO VOLUMES
A Casa do Sol #06 e #07
A Noite Além da Janela Triangular  #09 e #10 (FINAL)
A Nossa Refeição Volume Único
Afterglow  Volume Único
Amor Imaturo #03 (FINAL)
As Flores do Mal #09, #10 e #11 (FINAL)
Ashita no Joe #05 e #06
Canção do Amanhecer #04
Cavaleiros do Zodíaco – Episódio G #04
Dororo – Nova Edição #01
Fuja Comigo, Garota! #01
GTO #25 (FINAL)
Kaikisen: Retorno ao Mar Volume Único
Lion Hearts Volume Único
MADK #03 (FINAL)
Meu Final Feliz Volume Único
Meu Ursinho Zangado Volume Único
Meus Dias na Vila das Gaivotas #03 (FINAL)
Minha Fuga Alcoólica da Realidade Volume Único
Mushishi #05 (FINAL)
My Little Monster #01
O Cara que Estou a Fim Não é Um Cara?! #01 (capa variante) e #02
O Íntimo de Mari #01
O Sabor do Melão #01 e #02 (FINAL)
Ouço Os Raios de Luz: Teoria da Felicidade Volume Único
Pássaros que Cantam Não Podem Voar #01 e #02
Perfect World #08, #09 e #10
Record of Ragnarok #10, #11, #12 e #13
Sleeping Dead #01 e #02 (FINAL)
Suiiki: Território das Águas Volume Único
Terra das Gemas #10 e #11
Tocando a Sua Noite Volume Único
Um Sinal de Afeto #03, #04 e #05
Uma Vida Imortal #12 e #13
Zero no Tsukaima #05, #06 e #07 (FINAL)

OBRAS PARADAS DA NEWPOP

1) GANHARAM VOLUME DURANTE 2025, MAS ESTÃO EM PAUSA NO MOMENTO.

  • Perfect World (10 de 12): parado desde 04/2025. Sem previsão de retorno.
  • Um Sinal de Afeto (5 de 13+): parado desde 05/2025. O próximo está previsto para 01/2026

2) OBRAS QUE TINHAM VOLUMES A LANÇAR, MAS NÃO SAÍRAM NO BRASIL EM 2025:

  • Come to Hand (1 de 2): parado desde 01/2024 (a editora diz que o próximo vêm em alguma leva de mangás da Mimosa, mas até agora sem previsão).
  • LOVELESS (07 de 13+): parado desde 08/2016.

3) OBRAS QUE ENCOSTARAM COM A PUBLICAÇÃO JAPONESA

  • Gate 7 (4 de 4+) – o mangá não ganha um volume novo no Japão desde 02/2013 e se encontra parado por lá. Não tem previsão de retorno no Japão.
  • Log Horizon (1 de 1+) – esse mangá só teve um volume lançado no Japão em 02/2013 e se encontra parado desde então. Não se sabe se ele será continuado em algum momento.
  • No Game No Life (2 de 2+) – o mangá não tem um volume novo no Japão desde 02/2018 e se encontra parado por lá e sem previsão de retorno (ou se um dia irá retornar). A franquia teve um novo mangá lançado no Japão, dando continuidade à obra, mas sem que esse primeiro mangá tenha sido encerrado. Então, em tese, esse mangá pode voltar a sair algum dia para completar essa primeira parte da história.

NOVIDADES

Títulos anunciados para 2026:


DETALHANDO A EDITORA BAÚ


A Baú Editora é a grande novata do mercado brasileiro de mangás, sendo uma empresa focada justamente nesse nicho.

A empresa surgiu da união de três amigos que trabalhavam no mercado editorial e tinha a intenção inicial de ser uma editora de quadrinhos de forma ampla. Houve algumas mudanças e apenas uma das pessoas ficou responsável pela Baú e o foco se tornou mangás.

Dentre outros detalhes importantes, ela é a primeira editora brasileira a iniciar com a publicação de um quadrinho japonês desde a NewPOP em 2007 (sim, pois, mesmo a MPEG – que é outra novata dedicada a mangás – iniciou com um mangá espanhol). Além disso, sua primeira publicação foi, logo de cara, um mangá que já possuía adaptação em anime, As Viajantes do Fim.

Foi um primeiro ano tímido (como se espera de uma editora nova e pequena), com apenas três volumes publicados, mas com um bom potencial (boas publicações, bom acabamento físico dos produtos, preços não tão elevados) e que agradou o público de modo geral.

Eis as publicações da empresa durante o ano:

TÍTULO VOLUMES
As Viajantes do Fim  #01 e #02
Correspondência do Fim do Universo #01

As Viajantes do Fim é uma série de 6 volumes no Japão e que aqui está sendo lançado compilando dois volumes em um, totalizando 3 no total. O volume final está previsto para 01/2026.

Correspondência do Fim do Universo, por sua vez, será completo em 5 volumes, conforme o original japonês. A publicação continua por aqui em 2026.

Além desses dois títulos, a editora anunciou para o ano o mangá Recomeçando depois de voltar para casa, um boys love de apenas um volume.


DETALHANDO A EDITORA COMIX ZONE


A Comix Zone foi fundada em 2019 por Thiago Ferreira e Férrez e tomou o nome do canal no Youtube de mesmo nome.

Ferreira nunca escondeu, em seu canal, o seu amor pelos quadrinhos japoneses e o desejo de publicá-los em sua empresa, mas isso só foi possível em 2024, por meio de um contato dado por um colega de outra editora, a MPEG.

Na ocasião, a empresa publicou dois mangás, em três volumes. Em 2025, o número de obras saltou para três e o número de volumes lançados foi a cinco.

A lista de séries publicadas pela Comix Zone em 2025 você vê a seguir. Se, por ventura, você sentir falta de alguma série é porque tal mangá saiu no ano anterior ou porque não é um quadrinho japonês e aí não faz parte desta lista:

TÍTULO VOLUMES
Dano Cerebral Volume Único
Na Prisão Volume Único
Old Boy #01, #02 e #03 (FINAL)

Dano Cerebral é um volume único de Shintaro Kago, um autor “da moda” no Brasil. Já Na Prisão e Old Boy são republicações de obras lançadas anteriormente por outras editoras.

Na Prisão possui apenas um volume e havia saído pela Conrad em 2005 e retornou este ano pela Comix Zone. Old Boy foi lançado entre 2013 e 2014 pela editora Nova Sampa em 8 volumes. A Comix Zone compilou os oito números em apenas 3.

***

Para 2026, a editora Comix Zone possui 3 mangás anunciados, a saber:


DETALHANDO A EDITORA CONRAD


A Conrad é uma das pioneiras do mercado brasileiro de mangás, mas que ficou muitos anos longe desse meio. Em 2023, a empresa voltou a publicar quadrinhos japoneses com o lançamento de dois volumes únicos. Em 2024, novamente foram apenas dois volumes, mas de uma única série, Centauros.

Em 2025, a empresa concluiu Centauros, lançou mais três volumes únicos e iniciou uma série nova, totalizando cinco volumes lançados. O maior ano desde volta.

A seguir você vê as séries publicadas pela editora Conrad em 2025. Como visto nos gráficos, foi lançado um volume para cada série.

TÍTULO VOLUMES
12 Cores Volume Único
Centauros #03 (FINAL)
Happyland: Parque de Diversões do Inferno Volume Único
Okinawa Volume Único
Parasitic City #0.1

Centauros é uma obra completa em seis volumes no Japão, mas a edição brasileira compila dois números em um, por isso foi completa em 3 números. Um detalhe dessa publicação é que, ao final da coleção, a empresa lançou um box. O box podia ser adquirido com os três volumes (para quem não havia começado a série) ou comprado junto ao volume #03 (coisa rara no Brasil).

Okinawa é a junção de dois mangás do autor Susumu Higa que foram compiladas num único tomo, não só aqui no Brasil, como em outros países também. A versão saiu em capa dura.

Happyland; Parque de Diversões do Inferno é uma série completa em dois volumes no Japão, mas por aqui a Conrad compilou eles em apenas um. A versão digital (ebook), porém, preservou os volumes originais.

12 Cores, por sua vez, também é uma série originalmente em dois volumes, mas depois foi republicada no Japão em um único volume. A Conrad lançou justamente essa republicação.

Parasitic City é um mangá de Shintaro Kago publicado originalmente na Itália e simultaneamente nos idiomas inglês, italiano e japonês. Ainda está em andamento, atualmente com 3 volumes e com previsão de ser encerrado em 4.

Ocorre, porém, que antes do lançamento dos volumes numerados, em preto e branco, são lançados também volumes curtos, de poucas páginas e totalmente coloridos, são os volumes 0s (0.1; 0.2; etc). A Conrad está publicando de forma idêntica e em 2025 ela lançou o volume 0.1.

Para 2026, a Conrad ainda não tem nenhum mangá anunciado. Por enquanto, a editora deve continuar apenas a publicação de Parasitic City, com os volumes 0s e os regulares.


DETALHANDO A EDITORA DARKSIDE BOOKS


A Darkside Books é prioritariamente uma editora de livros, mas desde 2017 publica mangás também. Ela lança bem esporadicamente e nunca foi de lançar muitos volumes por ano. Em 2024, por exemplo, só foram dois volumes.

Já em 2025, porém, o número subiu para seis volumes, sendo cinco volumes únicos e o primeiro de uma série. Foi o ano com mais volumes e séries diferentes lançadas pela editora.

Dentre as obras lançadas está A Menina do Outro Lado: Dear., um extra da série A Menina do Outro Lado. A empresa também publicou um mangá de Osamu Tezuka (Engolidos pela Terra) e reapresentou ao país Hideshi Hino (Pesadelos Completos).

A seguir você verá a lista de publicação da editora Darkside Books durante o ano de 2025. Assim como as demais publicações da editora, todos saíram em capa dura.

TÍTULO VOLUMES
A Menina do Outro Lado: Dear. Volume Único
Engolidos pela Terra Volume Único
Gaia Volume Único
Pesadelos Completos Volume Único
Shigahime #01
Violência & Paz Volume Único

A seguir, você vê a lista de obras paradas e anunciadas pela empresa:

Obras paradas:

  • Deathdisco: em 2025 completaram-se 3 anos de pausa desse mangá. A obra tem 7 volumes no total, mas por aqui saíram apenas 4, o mais recente deles em junho de 2022.
  • Shigahime: apesar de ter tido um volume lançado durante o ano, está parado desde junho. Ainda não há previsão para o segundo número.

Obras anunciadas:

A editora não tem nenhum título novo anunciado para 2026.


DETALHANDO A EDITORA DEVIR


A editora Devir tem o mesmo problema de falta de periodicidade da NewPOP e outras empresas e em 2025 isso se manteve da mesma forma, com vários mangás demorando horrores para lançar, tanto que o máximo de volumes lançados de uma obra foi de 3.

Em relação a 2024, houve uma diminuição no número de volumes publicados, de 13 para 11. O número de séries também diminuiu de 8 para 6. Ainda assim são números altos, só perdendo para o referido ano de 2024.

Parado desde dezembro de 2023 por questões burocráticas envolvendo a troca de editora no Japão, The Ancient Magus Bride voltou a ser publicado aqui em 2025. Além do novo volume (o número #16), a Devir também publicou uma amostra do primeiro volume para o Dia do Quadrinho Grátis.

Saturn Apartments estava parado desde setembro de 2024 e só ganhou volume novo em dezembro de 2025. Sala de Aula à Deriva foi a única obra regular, ganhando um volume a cada quatro meses certinho. Bokurano teve os volumes #03 e #04 lançados em fevereiro e março e depois só foi ganhar volume novo em novembro.

Outras obras também ganharam volumes durante o ano. A seguir você vê a lista de publicações da editora Devir:

TÍTULO VOLUMES
Bokurano #03, #04 e #05
House of Five Leaves #04
Sala de Aula à Deriva #01, #02 e #03
Saturn Apartments #04
Showa: Uma História do Japão #02
The Ancient Magus Bride #Amostra; #16

A seguir, listamos as obras paradas e as anunciadas pela editora.

Obras Paradas:

  • Blank Canvas: parado desde dezembro de 2024. A previsão é que volte em 2026.
  • Showa: apesar de ter um volume lançado durante o ano, está parado desde março de 2025.
  • House of Five Leaves: apesar de ter um volume lançado durante o ano, está parado desde abril de 2025.

Obras Anunciadas para 2026:

  • Frau Faust: obra da mesma autora de The Ancient Magus Bride. Está previsto para agosto de 2026. Terá dois volumes no total.

DETALHANDO A EDITORA ESTAÇÃO LIBERDADE


No final de 2024, a editora Estação Liberdade anunciou que publicaria seu primeiro mangá, Beyond the Clouds: a garota que caiu do céu, de Nicke.

Se trata de uma série originalmente japonesa, mas que foi cooptada por uma editora francesa e saiu em volumes por lá. Foi completa em 5 volumes.

A Estação Liberdade tinha previsão de ser iniciada em 2025, mas o lançamento não ocorreu e ficou para 2026.


DETALHANDO A EDITORA GALERA RECORD


A editora Galera Record anunciou seu primeiro mangá em 2024 e a publicação estava prevista para começar ainda naquele ano, mas houve um atraso e o lançamento ocorreu apenas no início de 2025.

O título foi muito comemorado na época, mas a alegria deu lugar a várias críticas por conta da capa (similar à americana) e à tradução, feita do inglês e não diretamente do japonês. Saíram dois volumes durante o ano.

TÍTULO VOLUMES
Minha História de Amor com Yamada-kun Nível 999 #01 e #02

O terceiro volume de Minha História de Amor com Yamada-kun Nível 999 estava previsto para o final do ano, mas acabou adiado para janeiro de 2026. A empresa ainda revelou que além desse volume, ela deve publicar mais dois volumes da série em 2026.

Não há nenhum mangá anunciado pela Galera Record para o ano.


DETALHANDO A EDITORA MPEG


O ano da editora MPEG pode ser definido como esperançoso e frustrante. De um lado, a gente pode sorrir e perceber que temos, de verdade, uma quarta editora de mangás no Brasil, que irá publicar diversos títulos atuais, da moda, além de clássicos e publicações que outras editoras nunca tiveram coragem. Por outro lado, muitas promessas não foram cumpridas e o lançamento das obras não andou como o planejado.

Vários foram os momentos assim durante o ano. A publicação de Nodame Cantabile e Beck, por exemplo, não foi periódica, com o adiamento do segundo volume de ambas as séries acontecendo mês após mês. Por outro lado, tivemos o anúncio improvável de Hajime no Ippo, o lançamento da obra no mesmo dia do anúncio e o preço muito baixo.

E isso se repetiu. Muitos títulos foram anunciados, muitos começaram a ser lançados, mas não tiveram uma sequência adequada. Outros acabaram ficando agarrados, etc, etc, etc. A título de exemplificação, a obra a mais ter volumes pela editora foi Gash Bell!!, com 3 no total, mas um deles foi a capa variante do volume #01.

No todo, foram 21 volumes lançados, mas de 14 séries diferentes, o que mostra esse desnível, entre querer publicar muito e não conseguir. Então foi o melhor e mais ativo ano da empresa desde a sua criação, mas ela precisa melhorar nesses pontos para suas publicações não virarem uma grande bola de neve.

De todas as séries publicadas pela MPEG durante o ano houve apenas um volume único (O Fim das Minhas Noites de Solidão), o resto foram séries de tamanhos variados, mas a maioria só ganhou um volume durante o ano. Vejam a lista de publicações da editora.

TÍTULO VOLUMES
10 Dance #01
Beck #01
Dicas de Férias de um Nobre Gentil #01
Gannibal: Vila de Canibais #04 e #05
Gash Bell!! #01 (capa variante); #06 e #07
Girl Crush #02 e #03
Hajime no Ippo #01 e #02
Magical Angel Creamy Mami e a Princesinha Mimada #03
New Normal: Sentimento em um Mundos Pós-Pandemia #02 e #03
Nodame Cantabile #01
O Fim das Minhas Noites de Solidão Volume Único
Santuário dos Dinossauros #03 e #04
Se Quiser, É Só Pedir… #01
The Fragrant Flower Blooms with Dignity #01

A editora sabe dos problemas e tem intenção de tentar resolvê-los, tanto que suspendeu o próximo evento de anúncios da editora, visto que há várias publicações pendentes.

Títulos anunciados para 2026:


DETALHANDO A EDITORA MYTHOS


Se desconsiderarmos a NewPOP, a Mythos foi a grande decepção de 2025. No início do ano, a empresa anunciou uma pausa em sua linha de mangás mantendo apenas e tão somente Um Homem e Seu Gato. A “pausa” estava ficando clara, pois os títulos outrora anunciados não saíram na data marcada e não havia informações deles. Além disso, Watch Dogs Tokyo tinha tido apenas um volume lançado em 2024 e estava parado desde então.

Na ocasião, a empresa falou – em uma live para o Fora do Plástico – que a linha de mangá estaria passando por uma reavaliação e apenas o mangá Um Homem e Seu Gato continuaria sendo lançado, pois fora o único que tinha performado bem.

Ocorre, no entanto, que pouco tempo antes a empresa havia colocado um banner no site falando que esse mangá teria apenas 5 volumes, indicando que a editora não tinha intenção de continuar a obra.

Em agosto, a Mythos confirmou o cancelamento do título dizendo que a obra não vendia bem coisa nenhuma e que a tal fala anterior se referia em relação a outros mangás.

Toda a situação (o banner, a fala em fevereiro, o jeito como foi feito o anúncio do cancelamento) fez com que muita gente tenha detestado o modo com o fim dos quadrinhos japoneses da editora foi tratado, daí a Mythos ser a grande decepção de 2025.

A bem da verdade, após a saída de alguns funcionários da empresa, os consumidores ficaram com a impressão de que os mangás não estavam sendo bem tratados pela empresa e o anúncio do cancelamento das publicações foi só a gota d’água de tudo isso.

Assim, foram apenas dois volumes durante o ano.

TÍTULO VOLUMES
Um Homem e Seu Gato #04 e #05

Como dito, a Mythos não publica mais mangás, então mesmo ela tendo títulos licenciados e anunciados ao público, ela não irá lançá-los mais. Das dezesseis editoras que publicaram ao menos um volume este ano, ela é a única que sabidamente não deve ter nenhuma publicação em 2026.

A empresa encerra essa incursão nos mangás com 19 volumes lançados entre 2023 e 2025. Como visto, neste último ano, foram apenas dois volumes de uma única série.

Mangás da Mythos que ficaram incompletos:

Mangás anunciados pela Mythos e que nunca foram lançados:


DETALHANDO A EDITORA NOVO VERSO


A editora Novo Verso é uma das novatas do mercado editorial, tendo sua sede em Teresina, no Piauí. Ela iniciou-se com a publicação em formato digital do mangá A Sala Secreta do Lago, uma obra em domínio público. Além disso, ela divulgou a intenção de publicar outros títulos igualmente em domínio.

No fim de dezembro, A Sala Secreta do Lago ganhou uma versão impressa.

TÍTULO VOLUMES
A Sala Secreta do Lago Volume Único

Para 2026, a editora tem anunciado os seguintes títulos:

  • A Aventura do Pack, Kennosuke Niizeki
  • Exploração Espacial do Foguete Loon, Kennosuke Niizeki
  • O Menino Divertido, de Kazuo Inoue
  • Os Detetives Brincalhões, de Kazuo Inoue
  • Raio Z, Kennosuke Niizeki

DETALHANDO A EDITORA PIPOCA & NANQUIM


A Pipoca & Nanquim é uma conhecida editora advinda de um canal do Youtube de mesmo e já se encontra consolidada no mercado de quadrinhos, inclusive no meio dos mangás.

Depois de um tímido ano de 2024, quando saíram apenas 9 volumes, em 2025 a editora Pipoca & Nanquim voltou ao seu número normal de publicações, com 12 lançados durante o ano, divididos por 6 séries diferentes.

Ao lado de 2022, é o segundo ano com mais publicações da empresa, perdendo apenas para 2023, quando saíram 17 volumes.

Durante o ano a editora lançou conclusão do relançamento de Battle Royale e começou a republicação de O Vampiro que Ri (completo em dois volumes), ambos outrora publicados pela Conrad.

Houve também o início e o fim de PTSD Radio e o começo de Almanaque das Estações (o último lançado em 2025, chegando às pessoas nos últimos dias de dezembro).

Fóssil dos Sonhos, por sua vez, foi o único mangá de apenas um volume lançado pela empresa durante o ano, o que é uma coisa rara.

Por fim, Shigurui: Frenesi da Morte é a obra mais longa da editora até aqui, tendo os três primeiros volumes lançados de um total de dez.

A seguir apresentamos a lista com os títulos e os volumes lançados pela Pipoca & Nanquim durante o ano.

TÍTULO VOLUMES
Almanaque das Estações #01
Battle Royale Omnibus #03, #04 e #05 (FINAL)
Fóssil dos Sonhos: Todos os Contos de Satoshi Kon Volume Único
O Vampiro que Ri #01
PTSD Radio: Frequências do Terror #01, #02 e #03 (FINAL)
Shigurui: Frenesi da Morte #01, #02 e #03

Para 2026, a Pipoca & Nanquim aposta em alguns títulos mais longos, com destaque para o clássico City Hunter.

Títulos anunciados para 2026:


DETALHANDO A EDITORA TAVERNA DO REI


A editora Taverna do Rei é mais uma nova editora a publicar mangás no Brasil em 2025. Uma coisa interessante é que ela conseguiu contrato já de início com a Kodansha (uma das maiores editoras do Japão e que era conhecida pela dificuldade de se conseguir licenças).

Além disso, seu título de estreia foi um shoujo. A publicação foi traduzida diretamente do japonês, em um acabamento ok, mas o preço e a capa destoaram bastante e não agradou tanto assim os consumidores.

TÍTULO VOLUMES
Foi Olhando Para Você… #01

A editora pretende lançar Foi Olhando Para Você… em quatro volumes. Segundo a empresa, foi passado para eles que a obra seria encerrada em 6 volumes e ela lançaria em 1,5 em 1, totalizando 4 volumes.

Além dele, a editora deveria ter republicado o mangá, outrora publicado pela JBC, Hiroshima: A Cidade da Calmaria (com o título de Cidade da Calmaria e A Terra das Cerejeiras), mas por demora na aprovação de capa acabou ficando para 2026.

Títulos anunciados para 2026:


DETALHANDO A EDITORA TUNDRA


Nos meses finais de 2025, a editora Tundra divulgou sua intenção de começar a publicar mangás em 2026. Ela anunciou Igaguri: O Jovem Judoca, de Eiichi Fukui, para uma campanha de financiamento coletivo, por meio do Catarse. A campanha já está no ar e, se bem sucedida, o lançamento do mangá ocorrerá em fevereiro.

Igaguri é uma obra dos anos 1950 e já se encontra em domínio público. Foi resgatada pelo ocidente recentemente e possui apenas um volume de cerca de 300 páginas. A versão local também terá um dossiê histórico sobre o autor e o mangá.


DETALHANDO A EDITORA UNIVERSO DOS LIVROS


A Universo dos Livros é uma das novas editoras a publicar mangás no Brasil em 2025. Em anos anteriores, a empresa já havia publicados mangás americanos, inclusive um deles feito por uma autora japonesa, mas apenas agora a editora publicou obras feitas por japoneses para o público japonês.

Assim como suas publicações americanas, até o momento a Universo dos Livros lançou apenas Disney Mangás, isto é quadrinhos baseados em obras da Disney.

Foram três Disney Mangás durante o ano, sendo um feito por um estúdio italiano e lançado originalmente na Inglaterra, e dois quadrinhos japoneses mesmo. Aqui listamos apenas as obras japonesas a saber:

TÍTULO VOLUMES
Stitch! #01
Twisted-Wonderland: O Mangá – Livro de Heartslabyul #01 e #02

Stitich! é um mangá de autoria de Yumi Tsukirino e possui dois volumes no total. Ele já havia saído no Brasil em 2015 pela editora Abril, na época com os títulos de Stitch no Japão e Stitch: Bem vindo à ilha Izayoi.

Twisted-Wonderland: O Mangá – Livro de Heartslabyul é uma obra inédita e recente e que teve adaptação em anime também. Possui 4 volumes no total e saíram 2 durante o ano.

Para 2026, ainda não há nenhum título anunciado.


DETALHANDO A EDITORA VENETA


A Veneta é uma editora que, desde 2018, lança mangás esporadicamente e bem alternativos, geralmente de autores consagrados. Quem a conhece sempre espera uma boa curadoria, com títulos expressivos ainda que sejam desconhecidos do grande público.

Em 2023, a empresa seguiu essa linha e iniciou a publicação de Ikkyu, série em 4 volumes de Hisashi Sakaguchi. Na ocasião, a Veneta só publicara o primeiro volume com outros dois tomos sendo publicados em 2024.

Falando sobre 2025, a empresa concluiu Ikkyu (com o quarto e último volume, chamado de Ikkyu: Vento) e lançou o volume único Nejishiki, de Yoshiharu Tsuge (autor de Um Homem Sem Talento).

TÍTULO VOLUMES
Ikkyu #04 (FINAL)
Nejishiki Volume Único

A Veneta é uma editora esporádica, como dito, e sempre publica muito pouco, daí que desde que lançou o primeiro mangá, em 2018, até o momento a editora só lançou um dezena de volumes. Entretanto, todos os títulos (ou pelo menos a maioria) é sempre bastante celebrada pelos consumidores.

***

Para 2026, a editora Veneta não tem nenhum quadrinho japonês anunciado até o momento.



E OS NÚMEROS DE VENDAS?




Diferente do Japão e da França, no Brasil não existe nenhuma empresa que faça o levantamento do número de vendas de mangás, de modo que não há dados disponíveis ao público sobre isso. Assim, o único jeito de saber o número de vendas seria conseguindo esses dados diretamente das editoras, mas elas não estão abertas a isso. Portanto, não temos como passar esse tipo de dado.

Assim, o máximo que os colecionadores podem saber sobre números de vendas, são coisas muito gerais ditas aqui e ali. A Pipoca & Nanquim vez ou outra informa que tal obra vendeu X volumes, que a tiragem foi de Y exemplares e coisas assim. A JBC, por sua vez, já chegou a afirmar que My Hero Academia atingiu um milhão de cópias impressas somando todos os volumes, que o primeiro volume de Haikyu!! teve 100.000 cópias vendidas aos lojistas, enquanto o primeiro de Tokyo Revengers teve 70.000.

Recentemente, a mesma JBC divulgou que o mangá Nausicaä do Vale do Vento têm 100.000 cópias em circulação no Brasil até o volume #06.

DE VEZ EM QUANDO, porém, mangás aparecem na lista de mais vendidos do Publishnews (que se refere a livros e conta vendas apenas em algumas livrarias e não inclui lojas das editoras, bancas e Comic Shops) e só. Nada muito específico. Dados gerais e completos não existem…

Em 2025, a lista do Publish News sofreu uma mudança em agosto e passou a contar com dados da Amazon também e, desde então, alguns mangás a mais apareceram. Ainda assim bem distante de ser um relatório geral das vendas do Brasil.



COMO ESSES DADOS FORAM OBTIDOS?



  • Os dados referentes aos anos 2001-2015 foram extraídos manualmente do Guia dos Quadrinhos, um site muito bom que busca preservar a memória dos quadrinhos no Brasil e que possui um grande banco de dados com as informações de lançamentos. Como os dados foram extraídos manualmente pode ter ocorrido alguma falha pontual (algum volume que deixamos de contar, por exemplo), mas eles são bem precisos.
  • Os dados de 2016-2025 são do próprio blog e se focam nos lançamentos reais, que chegaram às mãos dos consumidores. Basicamente o Guia dos Quadrinhos lista os checklists das editoras, mas algumas obras terminam por atrasar e só ser publicadas no mês seguinte, o que causa distorções em janeiro e em dezembro, então passamos a usar os nossos dados próprios, dos mangás que saíram. Por exemplo, nenhum mangá do checklist da NewPOP de dezembro de 2024 saiu em 2024, então contar com eles não seria correto, faria os números ficarem muito distorcidos. Por isso o mais correto é usar os mangás que realmente saíram.
  • Como sabemos quais mangás saíram? Todo domingo a gente faz uma postagem chamada Mangás Que Saíram Esta Semana (clique aqui para ver), a qual reunimos os títulos que chegaram em lojas especializadas e aos consumidores nos últimos sete dias. Basicamente, as comic shops divulgam o que receberam na semana (publicando fotos nas redes sociais ou incluindo o produto em seus sites) e a gente reúne tudo na postagem semanal. Aliado a isso os consumidores nos mandam fotos do que receberam da pré-venda das editoras. São esses os dados que foram usados nesta matéria.
  • Os dados são precisos? Na medida do possível, sim. Se o mangá saiu em alguma loja especializada (física ou online) a gente consegue saber na maioria das vezes já que muitas dessas lojas divulgam seus recebidos na Internet. Os nossos leitores também costumam nos mandar fotos dos mangás que compraram por meio da pré-venda na Amazon ou Loja da Panini, o que aumenta bastante a precisão. Foge ao nosso controle, porém, as obras lançadas em bancas de revista ou se, por exemplo, o volume só saiu em apenas uma loja muito específica e ela não divulga os recebimentos. Então os números aqui apresentados tendem a ser os mais precisos possíveis, mas pode ter alguma margem de erro.
  • O que quer dizer VOLUME? Quando falamos de VOLUME estamos no referindo ao exemplar da edição brasileira, independentemente de como ela é no Japão. Ou seja, se um mangá saiu no Japão em 3 volumes e aqui no Brasil a editora juntou eles em apenas um, a gente contará como 1. Do mesmo modo, se uma editora brasileira pegou um volume japonês e dividiu em dois no Brasil, nós contaremos como 2. Em resumo, tenha o exemplar da edição brasileira 80 páginas ou 800 ainda assim será contado como um único volume, pois estamos falando do produto, da mercadoria que o consumidor brasileiro irá comprar, independente de como saiu no Japão.
  • Quais MANGÁS entram na lista? Ao falar de MANGÁ estamos no referindo apenas a HISTÓRIA EM QUADRINHOS PRODUZIDA NO JAPÃO tendo como público alvo os próprios japoneses. Essa pode não ser uma definição muito boa, mas é a melhor que temos, pois aí nos restringimos a algo específico e não abrimos demais o leque em uma abrangência que poderia dar em dados mais equivocados, tanto para mangás, quanto para os que não são mangás. Se contássemos os quadrinhos japoneses e os coreanos juntos, por exemplo, nós perderíamos de vista o grande espaço de tempo que os quadrinhos coreanos estiveram ausentes no Brasil. Então, por isso optamos por essa definição mais restritiva.
  • Assim sendo, esta postagem NÃO INCLUI:
    • Mangás franceses como Radiant.
    • Mangás espanhóis como Alter Ego
    • Mangás brasileiros ou de qualquer outra nacionalidade.
    • Histórias em quadrinhos da Coreia do Sul
    • Histórias em quadrinhos da China ou de qualquer outra nacionalidade
    • Light Novels (pois não são histórias em quadrinhos, são livros)
    • Databooks (pois mesmo alguns deles possuindo algumas histórias em quadrinhos, geralmente one-shots que deram origem a uma série, ou tirinhas, eles não são mangás, são livros de informações).
    • Artbook (igualmente não é uma história em quadrinhos japonesa)
    • Também não incluímos nesta lista mangás americanos (ou de qualquer outra nacionalidade) mesmo tendo sido feito por autores japoneses (como Gamma Draconis ou O Estrangeiro). O motivo disso é que eles foram feitos e pensados apenas e tão somente para o público de determinado país. As exceções são obras que nasceram no Japão de forma independente (como Leviathan), mas que cuja primeira publicação oficial possa ter acontecido em outro país, ou obras publicadas de forma conjunta em vários idiomas (como A Princesa do Castelo Sem Fim).
  • Esta postagem TAMBÉM NÃO INCLUI:
    • Ebooks: ela se refere exclusivamente a publicações impressas (físicas). Teremos um postagem exclusiva para eles.
    • Reimpressões: esta é uma postagem apenas de novidades, então não contamos os mangás que ganharam reimpressão. É preciso separar a diferença entre um relançamento (quando uma obra já publicada anteriormente volta em novo formato) de uma reimpressão. Relançamento a gente conta, então One Piece 3 em 1Bleach RemixSoul Eater Perfect Edition, etc, estão contabilizados normalmente. Já a reimpressão da edição tradicional de One Piece nós não contamos.
    • Reimpressões em outro tipo de papel: existe uma linha frágil entre relançamento e reimpressão quando a dita reimpressão é feita com um papel bem diferente da edição anterior. No nosso entender, por ter um papel muito diferente deveria ser contado como uma nova edição, mas as editoras não colocam dessa forma, então a gente não contabiliza aqui também. O pior dos casos diz respeito a Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas Gaiden. Sua “reimpressão” é feita num novo tipo de papel, com o mangá tendo tamanho diferente da edição anterior, além de design de capa diferente. No entanto, a editora o trata como reposição e no próprio mangá fala que é uma reimpressão, então também não contamos.

Retrospectiva é uma série de postagens que fazemos todos os anos para relembrar o que de melhor e pior aconteceu no mercado brasileiro de mangás, além de outras notícias relacionadas ou não ao nosso país. Para ver todas as postagens deste ano, clique aqui.